Fumacê será realizado em parte do Jd. Europa e Tabapuã nesta manhã de sábado (9)












Viatura com inseticida vai passar entre 8 e 12 horas, entre Vaz Filho e Adelaide Ferraz de Carvalho, Rua dos Bombeiros e Rubens Alves de Oliveira


  
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde e equipes da Vigilância Epidemiológica, vai realizar fumacê na manhã deste sábado (9), das 8 às 12 horas, em regiões dos Altos da Vila Xavier, num quadrante que abrange ruas e avenidas de parte do Jardim Europa e Tabapuã.
Uma viatura equipada com dois termonebulizadores, um apontado para cada lado da rua, deve espalhar o inseticida entre as Avenidas Francisco Vaz Filho e Adelaide Ferraz de Carvalho e as Ruas Rubens Alves de Oliveira e dos Bombeiros.
De acordo com Rodrigo Contrera Ramos, coordenador executivo de Vigilância em Saúde, a decisão de realizar o fumacê no período da manhã se deu por conta das chuvas diárias que vêm impedindo a ação desde o início do mês, no final da tarde.
Será o segundo fumacê naquela região da Vila Xavier, que concentra boa parte dos casos confirmados de dengue; o primeiro abrangeu regiões do Jardim Biagioni e Jardim das Estações (FOTOS), nesta sexta-feira (8).
Ainda segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, a ação exige colaboração e cuidados por parte da população; o inseticida se transforma em nuvem de fumaça e entra nas residências, matando os mosquitos adultos.  
No momento em que a viatura passar pela rua, as portas e janelas das residências deverão ser abertas para que a fumaça com o inseticida tenha acesso a todos os cômodos e mate os mosquitos. Além disso, os moradores e animais de estimação deverão se dirigir aos fundos da casa.
Vale lembrar outras recomendações da Vigilância Epidemiológica: os alimentos devem ser acondicionados em recipientes próprios com tampa; gaiolas de pássaros devem ser cobertas; a entrada de caixas de abelhas deve ser vedada por 24 horas; roupas devem ser retiradas dos varais e veículos devem ser retirados das ruas; e, após a aplicação, água e alimentos dos animais domésticos devem ser trocados.

SOBRE O FUMACÊ DESTE SÁBADO
Confira abaixo onde estarão as equipes do Fumacê (com aplicação de inseticida para eliminar o mosquito adulto) neste sábado, dia 9 de março. O carro passará aplicando o produto no período entre 8 e 12 horas.

RUAS
§  Rubens Alves de Oliveira
§  José Figueira da Silva
§  Epaminondas França
§  Edgar Pinto Machado
§  Engenheiro Agrimensor Nivaldo Leite
§  Rua Sé
§  Antônio Rodrigues de Carvalho
§  Ismael de Araújo
§  Nicolau Jorge Lauand
§  Dos Bombeiros

AVENIDAS:
§  Dr. Jose da Silva Peixoto
§  Jose Roberto Fabiano
§  Augusto de Campos
§  Antonio Tavares Pereira Lima
§  Joaquim Rodrigues dos Santos
§  Paschoal Acorinta
§  Miltom Fonseca
§  Celso Tibirica de Carvalho
§  Antonio Ramos
§  Otaviano de Arruda Campos
§  Uadi Haddad
§  Jose de Alencar
§  Plinio de Carvalho
§  Francisco Vaz Filho

OBS: A aplicação vai respeitar o quadrante entre as Avenidas Francisco Vaz Filho e Adelaide Ferraz de Carvalho e as Ruas Rubens Alves de Oliveira e dos Bombeiros


Saiba como você pode ajudar nos dias de fumacê

No momento em que o veículo passar, portas e janelas das residências deverão estar abertas para que a fumaça com o inseticida possa chegar aos cômodos;
Alimentos devem ser acondicionados em recipientes com tampa;
Gaiolas de pássaros devem ser cobertas;
Entrada de caixas de abelhas devem ser vedadas por 24 horas;
Roupas devem ser retiradas dos varais;
Veículos devem ser retirados das ruas;
 Moradores devem permanecer no último cômodo da casa durante a pulverização;
Gestantes, idosos e crianças de colo devem manter distância das ruas;
Após a aplicação, água e alimentos dos animais domésticos devem ser trocados

**Em caso de chuva durante o horário previsto, a aplicação será adiada.