NUNCA REGISTRADAS EM ARARAQUARA, IRARA SÃO FLAGRADAS NA CIDADE.











A NATUREZA NOS SURPREENDE! 
A equipe de gestão de fauna do Daae traz um registro importantíssimo para a cidade! Foi filmado em nossa câmera Trap (armadilha fotográfica), durante monitoramento das áreas verdes do nosso município, uma família de Gato-mourisco(Herpailurus yagouaroundi), provavelmente uma mãe e seu filhote. O Jaguarundi também conhecido como gato-mourisco, eirá, gato-preto, raposa-de-gato, onça-de-bode e maracajá-preto é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, estes animais até um tempo atrás eram do mesmo gênero que a Onça-parda (Puma concolor), na lista brasileira de espécies ameaçadas, o Gato-mourisco é classificado como vulnerável, sua distribuição é ampla pelo Brasil, mas a perda de habitats tem gerado um impacto negativo em sua população, além disso, o pouco conhecimento sobre sua a biologia limita a possibilidade de estratégias de conservação eficazes.
Esta espécie possui cerca de 48 a 83cm de comprimento e sua cauda mede de 27 a 59cm, pesando de 3,7 a 6Kg, com machos maiores que fêmeas.  Sua coloração varia do preto, marrom para o cinza, areia e marrom avermelhado, com cores intermediárias e melânicas comuns. Tem pernas pequenas e uma aparência quase mustelídea, sendo muitas vezes confundido com a irara. Tem pupilas redondas, em vez de mais elípticas como outros felinos, e isso pode ser reflexo de seus hábitos diurnos. Normalmente, se alimentam de presas com menos de 1Kg, mas eventualmente se alimentam de presas maiores. Alimentam-se de ratos e camundongos, aves, gambás, répteis, peixes e frutas.
 Este encontro tão importante nos faz refletir o quão é importante a conservação das áreas verdes do nosso município, para a conservação destas espécies que se encontram vulneráveis ao desenvolvimento e crescimento das grandes cidades e também como é importante respeitar cada espécie existente no nosso planeta.
A Unidade de Gestão de Fauna está intensificando o monitoramento da fauna silvestre no município com aquisição de mais armadilhas fotográficas, este estudo faz parte das várias ações que o município realiza em prol da conservação e para mais informações da espécie segue um link (http://www.icmbio.gov.br/revistaeletronica /index.php/BioBR/article/view/376)

Paula Fernanda Fernandes, Unidade de Gestão de Fauna