GIGANTÃO É INTERDITADO E PREFEITURA NÃO É NOTIFICADA PELA PROMOTORIA.






Nesta segunda-feira (8), a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Araraquara pediu a proibição de qualquer tipo de eventos no Ginásio de Esportes Castello Branco, mais conhecido como 'Gigantão.'' .

A promotoria relata que o local tem problemas na estrutura, e que pode ocasionar um desabamento.

O que deixou todos sem ação foi que a Promotoria não teria notificado a prefeitura municipal, e a prefeitura teria ficado ciente do caso por 'boatos.', afinal nenhuma notificação judicial foi encaminhada até o momento.

ENTENDA A NOTA DA PREFEITURA.





A Prefeitura de Araraquara, por meio da Procuradoria Geral do Município, informa que ainda não foi oficialmente comunicada a respeito do pedido de liminar para interdição do equipamento público e aguarda o documento para os devidos procedimentos judiciais cabíveis.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos informam ainda que, assim como ocorreu no ano passado, um novo laudo técnico será realizado, com vistas a garantir a segurança na realização de atividades no local.

Vale lembrar que em 2018, no final de fevereiro, a empresa de engenharia Tecpont Enhegaria de Projetos, de São Paulo, especializada em estruturas, apresentou estudo garantindo que não há qualquer problema estrutural no prédio, inaugurado em 1969. De acordo com o laudo, na época, foram apontadas apenas microfissuras na cobertura, mas nada comprometedor e natural em todos os prédios com as características do ginásio, já que a cobertura fica exposta à chuva e ao calor do sol. Problemas que sempre são sanados com manutenção cotidiana. Entre 2017 e 2018, cerca de R$ 270 mil foram investidos no local.

Ressalta-se ainda que o edital para contratação de empresa especializada nas obras apontadas, que não são emergenciais, está em fase final e deve ser lançado nos próximos dias.

A administração, por meio da Procuradoria Geral do Município, estava mantendo diálogos constantes com o Ministério Público e organizando todas as informações necessárias para demonstrar a segurança para utilização pública do Gigantão. O Município foi surpreendido com a ação.

A Prefeitura de Araraquara reafirma que o ginásio não oferece nenhum risco à utilização pública.