SANTA CASA DE ARARAQUARA REALIZA PROCEDIMENTO INÉDITO PELO SUS













No mês de março de 2019, os médicos Leonardo Akira e Marlos Seixas, da equipe de gastrocirurgia da Santa Casa, realizaram um procedimento inédito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. A gastroduodenopancreatomiauma das maiores cirurgias do aparelho digestivo, foi realizada por meio da técnica de videolaparoscopia, método cirúrgico minimamente invasivo realizado com auxílio de uma endocâmera no abdômen.
Segundo o médico cirurgião, Leonardo Akira, a técnica de laparoscopia para esse procedimento específico é bem minucioso e detalhado. “Poucos profissionais estão habilitados a realizar este tipo de procedimento e nós conseguimos completar com sucesso, do começo ao fim. Para mim, o melhor de tudo é saber que o paciente teve uma evolução excelente e já está em casa”, conta.
De acordo com o também médico cirurgião, Marlos Seixas, esse procedimento inteiro ser realizado por vídeo é muito complexo e desafiador. “Essa cirurgia retira parte do estômago, cabeça do pâncreas, duodeno e via biliar. Pela localização das estruturas vasculares e emendas realizadas entre esses órgãos torna o procedimento muito delicado com risco de complicação tanto intra operatório quanto no pós”, explica.
Geralmente, nesse tipo de cirurgia, quando ocorre sem nenhuma complicação, o paciente tem alta hospitalar em torno do sete dias. “Tudo transcorreu dentro do esperado, não tivemos nenhuma complicação. Por ser um procedimento minimamente invasivo, o impacto foi menor, por isso a recuperação do paciente é muito rápida e melhor”, conta Seixas.
Para Akira, a cirurgia foi importante para todos da equipe. “Essa cirurgia é um marco histórico que nos deixa muito felizes, tanto pessoalmente quanto pela instituição, porque mostra que a Santa Casa está preparada para realizar este tipo de procedimento de alta complexidade.”, conclui.