Veja a 1ª imagem de um buraco negro da história, um 'monstro' maior que o Sistema Solar









EHT Collaboration A primeira imagem da história de um buraco negro: ele está cercado pelo brilho de gases atraídos pela gravidade
Astrônomos registraram a primeira imagem da história de um buraco negro, que está localizado em uma galáxia distante da Terra.
O buraco negro tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro - cerca de 3 milhões de vezes o tamanho de nosso planeta - e é descrito pelos cientistas como um "monstro".
Essa região está 500 milhões de quilômetros de distância da Terra e foi registrada por uma rede de oito telescópios ao redor do mundo.
Informações mais detalhadas serão divulgadas ainda nesta quarta-feira (10) na publicação científica Astrophysical Journal Letters.

O professor Heino Falcke, da Universidade Radboud, na Holanda, que propôs o experimento, disse à BBC News que o buraco negro foi achado na galáxia batizada de M87.
"O que nós vemos é maior que o tamanho de nosso Sistema Solar inteiro", afirmou.
"Ele tem uma massa 6,5 bilhões de vezes maior que a do Sol. E estimamos que seja um dos maiores que já tenham existido. É absolutamente monstruoso, um campeão peso-pesado dos buracos negros do Universo."


Fonte: R7