VEREADORA PROPÕE DISTRIBUIÇÃO DE REPELENTES GRATUITOS












Processo licitatório inviabiliza distribuição gratuita de repelentes

Pedido foi feito pela vereadora Thainara Faria

Dando continuidade aos trabalhos de combate à dengue, a vereadora Thainara Faria (PT) propôs, por meio derequerimento, que a Prefeitura distribuísse gratuitamente repelentes aos munícipes, sobretudo para a população quereside nos locais com maior incidêncida doença transmitida pelo mosquito.
De acordo com a parlamentar, a iniciativa é importante, uma vez que muitos munícipes não têm condições de adquirirepelentes. “Ações de combate aos criadouros são imprescindíveis, mas também é preciso pensar em outras medidas. Os repelentes são o principal preventivo contra a picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, o ideal é que todos os cidadãos tenham acesso ao produto”, justificou.
Em resposta, a secretárida Saúde, Eliana Honain, relata que, devido a quantidade e valores destinados, seria necessário a abertura de licitação e até a finalização do processo, a entrega do produto seria feita nos meses de junho e julho. Nesse período, o índice de infestação é efetivamente muito baixo, o que não torna a ação e o investimento efetivos. Eliana ainda ressalta que a melhor forma de prevenir a picada é impossibilitar o nascimento do mosquito, ou seja, eliminar criadouros.
Para as gestantes, o repelente é distribuído através do Ministério da Saúde, afim de proteger o feto contra o vírus “zica”.