Ansiedade noturna: a dificuldade de descansar a mente das preocupações do dia










Crises de falta de ar, de pânico, dificuldade de dormir e despertares súbitos são algumas das principais características da ansiedade noturna, que atinge mais pessoas do que podemos imaginar!

Nossas rotinas podem ser realmente estressantes. Muitas responsabilidades no trabalho, com a família e ainda temos que encontrar tempo para nós mesmos, para cuidar de nossa saúde. Toda essa cobrança pode afetar o nosso psicológico e, muitas vezes, mesmo quando estamos muito cansados, não conseguimos dormir, descansar. Ao invés disso, ficamos à noite inteira acordados, pensando em tudo o que temos que fazer e calculando todas as possibilidades, caso as coisas não deem certo.
Podemos achar que essa insônia é inofensiva, apenas uma consequência do momento em que vivemos, mas ela pode ser algo mais sério, uma ansiedade noturna, condição provocada pela dificuldade de tranquilizarmos nossas mentes de tudo aquilo o que nos acontece durante o dia.
Quando não procuramos uma forma de tratar todo o estresse e ansiedade gerados pelo excesso de responsabilidades que carregamos em nossos ombros todos os dias, nossa saúde sofre as consequências, especialmente nosso sono, que simplesmente parece desaparecer, contribuindo para que nos sintamos cada vez mais esgotados.
Crises de falta de ar, de pânico, dificuldade de dormir e despertares súbitos são algumas das principais características da ansiedade noturna, que atinge mais pessoas do que podemos imaginar!

A falta do descanso se reflete na rotina dessas pessoas, que vivem um ciclo muito negativo e não conseguem enxergar uma maneira de se libertarem dessa situação.

Superar essa situação depende muito de nós, e existem alguns hábitos que podemos adotar para começarmos nossa melhora.

  • Alimentação mais leves no jantar;
  • Evitar celulares quando estivermos deitados para dormir;
  • Incorporar alguns exercícios de meditação ou mindfulness antes de deitar;
  • Deitar-se todos os dias no mesmo horário;
  • Afastar-se de ambientes e pessoas conflituosas.
Todas essas medidas são muito úteis para nos libertar da ansiedade noturna, mas se a situação permanecer, é sempre indispensável procurar ajuda médica, para que possamos ser orientados da melhor maneira para o nosso caso.

Ansiedade é uma condição séria, que afeta todas as áreas de nossasvidas, e precisa ser tratada com seriedade. Cuide da sua saúde e das pessoas que estão ao seu redor.



Fonte: O Segredo