Araraquara lança aplicativo de localização dos ônibus do transporte público em tempo real







App “Seu Ônibus” foi lançado nesta quarta-feira (19), na Prefeitura; serviço está disponível para celulares e tablets com sistemas Android e iOS


O passageiro do transporte público de Araraquara passa a contar com um importante aliado no dia a dia. Foi lançado nesta quarta-feira (19), na Prefeitura, o aplicativo “Seu Ônibus”, que já está disponível gratuitamente para celulares e tablets com sistemas Android e iOS.

O “Seu Ônibus” fornece para o usuário, em tempo real, a previsão de chegada do ônibus no ponto de embarque, a localização exata do veículo (que é equipado por GPS) e o horário do próximo ônibus.

O aplicativo também traz a lista de todas as linhas disponíveis na cidade e os pontos de ônibus mais próximos dos usuários. Basta ao passageiro ligar o GPS do celular e observar no mapa do aplicativo. Também é possível montar uma lista de linhas favoritas e ter acesso mais rápido às informações.

A ferramenta foi desenvolvida pela empresa FI Sistemas, por meio de uma contrapartida do Consórcio Araraquara de Transportes (formado por Empresa Cruz e Viação Paraty), a pedido da Controladoria do Transporte de Araraquara

“As informações que as empresas já têm online, agora, também serão acessadas pelo cidadão em tempo real. Estamos dando a oportunidade para que cada morador de Araraquara seja o fiscal do transporte coletivo. Isso é controle social. Assim, a tendência é que o sistema se torne cada vez mais eficiente. Estamos caminhando ao encontro da modernidade”, declarou o prefeito Edinho.

O diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara, Nilson Carneiro, ressaltou a inovação de Araraquara. “Poucas cidades do Brasil têm um sistema como esse. Nós saímos na frente de novo com esse aplicativo”, explicou.

Falando em nome do Consórcio Araraquara de Transportes, o diretor Mauro Herszkowicz também elogiou o pioneirismo da cidade. “É mais um benefício que o consórcio está trazendo para a população de Araraquara, além do transporte digno que estamos oferecendo. Esperamos que a população se satisfaça com o aplicativo e tenhamos um transporte sempre pontual e seguro”, disse.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Elias Chediek (MDB) elogiou todos os responsáveis. “Araraquara está de parabéns pelo sistema de transporte que possui. Agora, com esse aplicativo, o usuário terá todas as informações necessárias e online”, opinou.

No evento, o sócio-proprietário da FI Sistemas, Renê da Silva, fez uma apresentação sobre o funcionamento do aplicativo e as principais informações disponibilizadas.

Ainda estiveram na solenidade os vereadores Paulo Landim (PT) e Edson Hel (PPS); o diretor da Viação Paraty, Gustavo Herszkowicz; o representante da Empresa Cruz, Leandro Francischini; secretários e coordenadores municipais; funcionários do Consórcio Araraquara de Transportes e da Controladoria do Transporte de Araraquara; além do grupo teatral “Anjos do Trânsito”, que fará apresentações sobre o aplicativo nas ruas de Araraquara.

O grupo teatral "Anjos do Trânsito" estará de 24 a 28 de junho nas principais vias da cidade, divulgando o aplicativo e ensinando a população como baixar.