Os sinais da depressão em idosos











        O envelhecer chega para a maioria das pessoas como sinônimo de perdas, de doenças, de solidão, e de proximidade da morte. Estas associações negativas são resultados de uma construção social sobre o envelhecimento, apesar de que muitos vivenciam esta fase de forma positiva. E deveria ser assim com todo mundo. Porém, ao contrário de outras etapas das nossas vidas, dificilmente nos preparamos para a velhice, mesmo sabendo que ela chegará. Postergamos decisões, projetos e até mesmo desconversamos quando alguém toca no assunto. Tudo isso na tentativa de adiar, em vão, a angústia.
Idosos deprimidos é uma realidade, independente do percentual da população acometida por esta doença. No entanto, o que poucas pessoas sabem, é que os sintomas da depressão no idoso podem ser diferentes dos comumente observados em outras faixas etárias, o que dificulta um diagnóstico preciso.
Os idosos tendem a relatar mais sintomas físicos, como dores, alterações do sono e apetite, do que sintomas psíquicos, como tristeza, mau humor, etc. Por este motivo é comum passarem por vários clínicos, realizarem inúmeros exames, antes de ser diagnosticado como depressão. Alguns sintomas, inclusive, como a diminuição da capacidade de concentração ou indecisão, perda de energia diária, muitas vezes é vista pelos familiares como natural da idade. Um equívoco que dificulta o diagnóstico e tratamento adequado onde a maior parte dos portadores responde de forma satisfatória ao tratamento que incluem a farmacologia e a psicoterapia.
            Mesmo com os números altos da depressão na terceira idade, é possível organizar esta nova etapa da vida visando o aumento da qualidade da mesma, ao mesmo tempo em que diminui o risco de desenvolver a doença. Assim, procurar realizar atividades que despertam seu interesse, ter metas que o impulsione a se movimentar; colocar em prática aqueles projetos esquecidos devido à rotina de trabalho ao longo da vida; aproximar-se de amigos e familiares; participar de atividades voluntárias; praticar esportes; adotar hábitos saudáveis; são algumas das sugestões para ter uma vida saudável e prevenir a depressão.
Apesar de que não é simples vencer a depressão apenas com a força de vontade, mas ter ações focadas no presente, aliadas aos cuidados com própria saúde, fará com que os idosos tenham uma percepção diferente de si, das suas emoções e da vida, auxiliando a superar ou evitar a doença.
A senha é iniciar com pequenas mudanças, escolhas positivas que trazem bem-estar e recompensas a cada realização. Pensar nesta etapa da vida nos possibilita familiarizarmos com ela e nos prepararmos para vivermos de maneira saudável, tanto física como mentalmente.
Joselene L. Alvim – Neuropsicóloga