Projeto Guri: inscrições para cursos gratuitos de música começam este mês












No próximo dia 17 de junho terão início as matrículas para os diversos cursos musicais gratuitos oferecidos pelo Projeto Guri - o maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e que em Araraquara tem o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Os interessados devem realizar a inscrição no Polo do Projeto Guri, localizado no Jardim Floridiana (Vila Xavier).
As vagas são disponibilizadas para crianças e jovens com idade entre 8 e 18 anos incompletos, com frequência regular à escola. Os cursos oferecidos são: saxofone, clarinete, flauta transversal, contrabaixo acústico, violoncelo, violino, viola erudita, percussão, coral juvenil, trombone, trompete e eufônio; e não é necessário ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos.
Vale apontar que entre os benefícios de tocar um instrumento, destacam-se: concentração, criatividade, sociabilidade, memória, disciplina, autoestima e perseverança. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar aos alunos novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada nos polos mantém viva as raízes culturais da própria comunidade.
Ao ingressar no Projeto Guri, o aluno opta pelo aprendizado de um instrumento musical, de canto coral, ou de ambos os cursos. Nos polos do Guri as atividades são sempre praticadas em grupo, o que estimula a participação dos alunos. Todos fazem parte de uma equipe que passa pelos mesmos desafios e aprendizado.
Nas apresentações realizadas ao público, em pequenos, médios ou grandes eventos, o resultado é produto da dedicação do grupo e, ao mesmo tempo, também de cada um. Para os jovens, participar do Projeto Guri significa unir aprendizado e satisfação. Por tudo isso, o ensino musical é a ferramenta escolhida pelo Projeto Guri para o cumprimento da sua missão de inclusão sociocultural.
A equipe de educadores do projeto é formada por: Andrenilson Lucio (eufônio, trompete e trombone), Beto Figueiredo (percussão), Erickson Silva (flauta transversal, clarinete e saxofone), Henrique Augusto dos Anjos (violino e viola erudita), Paulo Henrique Bellusci da Silva (violoncelo e contrabaixo acústico).
As aulas do Guri acontecem às quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30. Para matrícula, os interessados devem comparecer ao Polo do Projeto Guri acompanhados pelos responsáveis. É necessário apresentar cópias dos seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento, RG do responsável legal, comprovante de endereço atualizado, comprovante de matrícula escolar ou declaração de frequência.
O horário de atendimento do Polo Guri é: às segundas, terças e quintas-feiras, das 13 às 16 horas; ou na quarta e sexta-feira, das 13 às 17h30. O endereço é Rua Andrelino Alves Pinto, 170. As inscrições se encerram no dia 28 de junho.

SERVIÇO:
Matrículas abertas para Projeto Guri
Local: Polo do Projeto Guri (Rua Andrelino Alves Pinto, 170 – Jardim Floriana/Vila Xavier)
Período: 17 a 28 de junho
Horário de atendimento: às segundas, terças e quintas-feiras, das 13 às 16 horas; ou na quarta e sexta-feira, das 13 às 17h30
- Apresentar cópias: RG ou certidão de nascimento, RG do responsável legal, comprovante de endereço atualizado, comprovante de matrícula escolar ou declaração de frequência
Grátis