Eclipse lunar parcial desta terça será visível em todo o país











Duas semanas após o eclipse solar, irá acontecer um parcial lunar. Ou seja, que a sombra da Terra não cobrirá a Lua por completo.
O fenômeno pode será ser observado no horizonte leste logo no início da noite da terça-feira (16) em todo o Brasil. O auge será às 18h30.
O eclipse lunar parcial será visível em todas as cidades brasileiras no começo da noite. A Lua nascerá eclipsada e quem estiver mais próximo da costa brasileira será privilegiado para observar o fenômeno por um pouco mais de tempo.
O fenômeno em si começa às 15h44, no entanto, o satélite natural ainda não vai ter surgido no Brasil – apenas pessoas no continente africano, Europa, Austrália e parte de Ásia vão deslumbrar.
Área de visibilidade. Crédito: NASA
Área de visibilidade. Crédito: NASA
Logo mais às 17h30 (horário de Brasília) o espetáculo começa em território brasileiro e durará até próximo de 20h. O eclipse chegará em seu ápice às 18h30, onde boa parte da Lua vai estar escura e aparentará ser uma Lua crescente.
O horário em que a Lua surge no horizonte pode ter discrepância de alguns minutos a depender da região onde você esteja, portanto, fique sempre de olho na direção Leste. É importante ter uma boa visada se você espera ver desde o momento em que ela aparece.
Apesar de não ser um eclipse total, aproveite o momento e observe seja a olho nu ou com telescópio, afinal, o próximo eclipse lunar com ótima visualização no Brasil só acontecerá em 2021.
Conheçam e Apoiem Nosso Projeto! Descubra como seu filho pode aprender ciência brincando com este e-book. O Sistema Solar para Pequeninos: https://bit.ly/2QVgLe0

Fonte:

Comentários