Acariciar gatos e cachorros por 10 minutos já diminui os níveis de estresse













Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, provaram que acariciar um cachorro ou gato ajuda a diminuir os níveis de estresse das pessoas. Segundo a equipe, apenas 10 minutos de interação já foram suficientes para a queda dos níveis de cortisol — principal hormônio ligado ao estresse.
"Nós já sabíamos que os alunos gostam de interagir com os animais e que isso os ajuda a experimentar emoções mais positivas", disse Patricia Pendry, coautora do estudo, em comunicado. “O que queríamos aprender era se essa exposição ajudaria os alunos a reduzir o estresse de uma maneira menos subjetiva. E foi isso, o que é empolgante porque a redução dos hormônios do estresse pode, ao longo do tempo, ter benefícios significativos para a saúde física e mental”.
estudo contou com a participação de 249 alunos da institução de ensino, que foram divididos em quatro grupos para garantir os resultados do experimento. De acordo com os cientistas, essa é a primeira análise que demonstrou reduções nos níveis de cortisol dos alunos durante uma intervenção real, e não em um ambiente de laboratório.
Agora Pendry e sua equipe estão examinando o impacto de um programa de prevenção do estresse de quatro semanas com a companhia dos animais. Os resultados preliminares foram considerados muito positivos, e os pesquisadores esperam publicar um artigo sobre o assunto até o fim do ano.

Fonte: Galileu