Acordar todas as manhãs: o momento mais difícil para as pessoas com depressão













A depressão é única para cada pessoa, mas existem alguns fatores que se repetem em todos os casos e são uma verdadeira expressão da condição.
Um desses fatores é a batalha que começa todas as manhãs, quando chega a hora de se levantar da cama e começar o dia.

Os sintomas da depressão parecem se agravar ainda mais com o começo de um novo dia. As pessoas que convivem com essa condição sentem-se extremamente exaustas, sem forças e energia para sair da cama, pois além de terem que lutar contra si mesmas para seguirem suas vidas, elas também precisam lidar com a ignorância de muitos que estão ao seu redor.
Existe uma grande quantidade de pessoas que não acreditam que a depressão seja, de fato, uma doença. Na maioria das vezes, os sintomas de condições como a depressão e a ansiedade são internos, a dor chega primeiro na alma, para depois ser refletida no corpo, por isso muitos não conseguem compreender ou aceitar a seriedade da condição.
Quando uma pessoa sofre de depressão e convive com essa tensão diária ao levantar-se pela manhã, ela pode ser seriamente mal interpretada. Pode ouvir que isso é frescura, falta de vergonha na cara, ouvir que é folgada e vive inventando desculpas para não assumir as próprias responsabilidades.

A sociedade, ignorante em relação à doença, ainda se recusa a assumir que uma pessoa possa realmente chegar nesse estado.

As pessoas que convivem com a depressão sentem que perderam o controle das próprias vidas. Em muitos dias, apenas existir é difícil demais e elas se veem completamente incapazes de realizar as tarefas mais simples, como tomar um banho ou fazer a própria comida.

Os seus dias já começam com uma grande pressão, parecem estar sempre cercadas de julgamento e incompreensão. É realmente muito difícil viver nessa realidade, e é por isso que essas pessoas precisam de muita atenção, carinho e cuidado daqueles que estão ao seu redor e fazem parte de suas vidas.

Abaixo mostramos algumas orientações que podem ajudar a diminuir os efeitos da dificuldade matinal das pessoas com depressão.

  • Fazer terapia, seja comportamental, cognitiva ou interpessoal é uma ótima maneira de conectar a si mesmo novamente e, pouco a pouco, tratar todos os sintomas da depressão.
  • Visitar o médico para descobrir quais desequilíbrios no organismo podem estar acontecendo e iniciar uma nova rotina, com hábitos alimentares e atividades físicas que ajudem a se sentir mais energizado e disposto todas as manhãs.
  • Estar perto de pessoas que saibam oferecer positividade, apoio e amor. Seja um familiar, um amigo ou um parceiro romântico, saber que existe alguém que estará sempre pronto para nos oferecer uma palavra de amor e incentivo é um grande impulso de motivação em nossas vidas.
  • Organizar a própria rotina com calma e definir a obrigação de se levantar da cama para comer e se exercitar, porque é assim que o cérebro se prepara para um dia ativo.
  • Definir uma atividade para ser praticada todos os dias: meditação é uma ótima escolha. Apenas 20 minutos diários de desconexão com o mundo e valorização de si mesmo podem ajudar uma pessoa a se conhecer melhor e administrar suas próprias emoções, o que a leva a uma paz interior e motivação para enfrentar um novo dia com mais confiança.
O período da manhã é sempre um grande desafio para aqueles que muitas vezes não sabem o porquê de estarem vivos por mais um dia, mas sempre há esperanças de um novo dia melhor.

Esperamos que essas dicas possam ajudar de alguma maneira a todos os que enfrentam uma guerra interna, a cada novo dia.


Fonte> O Segredo