Araraquara não terá fogos de artifício no seu aniversário




















Seresta a Caminho do Sol vai comemorar a virada de quarta (21) para quinta-feira (22), como é tradicional, mas sem show pirotécnico
A festa da virada de quarta (21) para quinta-feira (22), quando Araraquara completa 202 anos, não terá fogos de artifício, em atendimento à lei municipal de autoria da vereadora Juliana Damus (Progressistas), sancionada pelo prefeito Edinho e em respeito a pessoas com deficiência, idosos, crianças com autismo e animais domésticos.
A tradição será mantida: a virada do aniversário será animada pela Seresta a Caminho do Sol, que marcará a contagem regressiva para os 202 anos de Araraquara. Neste ano, porém, sem os fogos e o espetáculo luminoso. Pelo mesmo motivo, a alvorada de fogos (com rojões) que marcava a abertura da Facira na cidade, às 6h, também não irá ocorrer.
O inciso VI do artigo 37 do Código de Posturas já proibia a perturbação do sossego público com ruídos julgados excessivos pelos órgãos competentes. No entanto, a mesma legislação permitia a soltura de fogos com estampido em certas ocasiões (Carnaval, Natal, passagem de ano, feriados e demais datas comemorativas). Essas exceções foram retiradas pela nova lei municipal.
A ausência dos fogos de artifício é uma demonstração de que a cidade de Araraquara está em sintonia com a civilidade, com o respeito ao próximo e aos animais.
Festa
Toda a população de Araraquara está convidada para os festejos do aniversário de 202 anos. As atividades começam na quarta (21), com a abertura da Facira (Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara), a partir das 18h, no Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região).
Além do pavilhão de negócios, que neste ano tem presença de empresas de Torres Vedras (Portugal), a programação inclui parque de diversões, praça de alimentação e os palcos interno e externo, com apresentações musicais.
Na quarta, no palco externo, tem tradicional Seresta a Caminho do Sol, com shows de Miltinho Edilberto, Almir Sater (em oferecimento de GasBrasiliano e NR Construtora) e Forró da Morada.
A programação musical continua no dia 22 durante todo o dia, a partir das 13h, em apresentações oferecidas pela Rádio Nativa FM: César Menotti e Fabiano, Cezar e Paulinho, Yasmin Santos, Zé Felipe, entre vários outros nomes. A Facira termina somente no domingo (25).
Também no dia 22 de agosto, mas às 8h, será realizado o desfile cívico na Avenida Bento de Abreu, com o tema “Campos de Araraquara: terra indígena”. Cerca de 3 mil pessoas participam do desfile, incluindo escolas municipais, estaduais, privadas e instituições.
Toda a programação do aniversário de Araraquara e da Facira 2019 pode ser consultada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br

Comentários