Caminhada no Hortênsias busca resgatar autoestima de moradores























Prefeitura e comunidade realizam ações para trabalhar autoestima dos moradores do Hortências


“Caminhada do Bem”, realizada nesta quinta (8) pelas principais vias do bairro, iniciaram o projeto Hortências Vive!


A Prefeitura Municipal, por meio dos equipamentos das Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde, Esportes e Lazer, Educação e Cultura e social, em parceria com a Sociedade de Amigos do Jardim das Hortências, realizou nessa quinta-feira (8) a Caminhada do Bem pelas principais vias do bairro, iniciando o projeto Hortências Vive!.
Essa foi a primeira ação de uma série programadas para os próximos meses, com a finalidade de resgatar a autoestima dos moradores do bairro, localizado na região sudeste de Araraquara, ao lado do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão.
Para Sueli Stivanato, gestora do Centro de Referência de Assistência Social ‘Amador Gallucci Júnior’ (Cras Hortências),  os moradores sentem-se prejudicados por atos de violência isolados, que criam estigma e preconceito contra a comunidade local. “Nós trabalhamos em rede com as participações do Cras, do posto de saúde, do Cer, da escola e da sociedade de bairros para combater o sensacionalismo dos comentários sobre brigas e agressões no bairro. Com a Caminhada do Bem, mostramos que o bairro tem gente que trabalha, que luta pela educação, pela saúde, pela cultura, inclusive, com uma maravilhosa banda marcial”, destacou a gestora.
No mesmo tom, o presidente da Sociedade de Amigos do Jardim das Hortências, ‘Emanuel Sponton’, disse que “a caminhada foi bem recebida pela população e o próximo evento, no dia 18 de agosto, na Emef Henrique Scabello, terá serviços de saúde gratuitos, com aferição da pressão arterial, testes de glicemia; e estética e corte de cabelo”.
Pioneira no bairro, a dona de casa Paula Aparecida Neves da Silva destacou que o Hortências tem escola de futebol, creche, posto de saúde, treinamento para crianças no campo de futebol, aos sábados e tudo o que a população precisa. “O Hortências é um bairro bom, eu gosto e me orgulho, criei meus filhos aqui”, enfatizou.
Ao final da ação, que envolveu o Cras, o CER Anuciata Lia David, a Emef Prof. Henrique Scabello e o Centro de Conveniência Social Maria Velho Temponi, a Creche Azul, houve plantio e mudas de ipê branco e quaresmeiras, na área de lazer do bairro.

Cultura

As atividades de valorização do bairro prosseguirão no dia 28 de agosto, com a apresentação de trabalhos de alunos do Serviço de Convivência e das Oficinas Culturais do Cras. Já do dia 26 a 30 de agosto, está agendado o projeto Grafitagem na Escola, com adolescentes de 12 a 18 anos.
As ações no Hortências e outros bairros da cidade podem ser acompanhadas pelo site da Prefeitura (araraquara.sp.gov.br)