Embraer anuncia investimento de R$ 120 mi para expansão de unidade em SP















Embraer anunciou nesta segunda-feira, 19, investimento de 30 milhões de dólares (cerca de 121 milhões de reais) na expansão da unidade de Eugênio de Melo, em São José dos Campos (SP). A capacidade da unidade passará para mais de 4.000 funcionários, quase o triplo dos atuais 1.500 profissionais que trabalham no local. A ampliação deve-se entre outros fatores à nova empresa a ser formada com a Boeing.
Segundo a Embraer, a unidade de Eugênio Melo vai se tornar o novo Centro Global de Engenharia e Desenvolvimento da empresa, enquanto a unidade da Faria Lima  atualmente o centro administrativo da companhia —, também em São José dos Campos, vai concentrar as atividades de aviação comercial da parceria estratégica com a Boeing. A companhia americana deterá 80% da nova empresa e a Embraer, os 20% restantes.

De acordo com a Embraer, as obras incluem a construção de quatro novos prédios. Além da área administrativa, eles devem abrigar uma local para atendimento e treinamento de clientes, um centro de tecnologia e um centro histórico dedicado aos 50 anos da Embraer, completados nesta segunda-feira. Ao todo, 600 trabalhadores temporários estão atuando nas edificações.
A conclusão da obra está prevista para o último trimestre deste ano e aumentará a área dos atuais 70 mil metros quadrados para 110 mil. A unidade está localizada em um terreno de 530 mil metros quadrados e iniciou as operações em 2001.