EMBRAER DEVE ENTREGAR PRIMEIRO KC-390 PARA A FAB NO DIA 4 DE SETEMBRO













Cerimônia estaria marcada para a Base Aérea de Anápolis, às vesperas da comemoração da Independência, apurou Airway
A estreia do KC-390 já tem data marcada, segundo apurou Airway nesta semana. O jato de transporte militar fabricado pela Embraer e maior é maior aeronave já projetada no país sera entregue para a Força Aérea Brasileira no dia 4 de setembro, de acordo com uma fonte ouvida pelo site – a data, no entanto, ainda pode ser alterada caso autoridades como presidente Jair Bolsonaro tenham algum tipo de imprevisto.
Se tudo ocorrer como planejado, a cerimônia será realizada na Base Aérea de Anápolis onde está a Ala 2, que terá a responsabilidade de operar o novo avião. Desde 2018, o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa tem trabalhado na preparação para receber o KC-390. Em julho, a FAB passou a treinar as primeiras turmas de tripulantes da aeronave e que durarão por todo o semestre.
O primeiro KC-390 da encomenda de 28 unidades feita pelo Brasil ficou pronto no ano passado e realizou o primeiro voo em outubro. A Embraer acabou o utilizando o jato nos testes finais de certificação. Número de séria “004”, o cargueiro multimissão ainda cumpriu outra missão antes de ser preparado para a entrega, participar do Paris Air Show, na França, em junho.
Anunciado em 2007, o programa do KC-390 foi lançado oficialmente há 10 anos pela Embraer. Com o aval do governo brasileiro, que se comprometeu a ser cliente do jato para substituir os C-130 Hercules, a fabricante deu sequência no desenvolvimento do projeto que levou cinco anos para ser concluído.
Em 21 de outubro de 2014, o primeiro protótipo do jato foi revelado, mas o voo inaugural só ocorreu em 3 de fevereiro de 2015. O segundo KC-390 só se juntou ao programa em abril do ano seguinte. Para viabilizar sua fabricação, a Embraer contou com a parceria de empresas na Argentina, Portuga e República Checa.
Durante o programa de testes, o KC-390 acabou sofrendo dois incidentes. Em novembro de 2017, um dos aviões teve uma perda súbita de altitude que danificou componentes, mas voltou a voar em março em 2018. Dois meses depois, no entanto, o protótipo 001 saiu da pista em Gavião Peixoto, sofrendo danos consideráveis mas sem ferir seus tripulantes.
Apesar disso, a Embraer manteve o cronograma, embora já atrasado, prevendo que a aeronave entraria em serviço em 2019. Neste ano, o primeiro cliente internacional foi confirmado, a Força Aérea de Portugal, que recebera cinco aviões.
Com capacidade sem igual entre os aviões de transporte atuais, o KC-390 utiliza motores turbofan V2500 fornecidos pela IAE e comuns em aviões comerciais. O jato também é equipado com um sistema de full bly-by-wire que o equipara ao desempenho de aviões turo-hélices, segundo a Embraer. Com peso máxximo de decolagem de 81 toneladas, o KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil.
A Força Aérea devera receber seus 28 cargueiros até 2024. Até lá , o jato deverá contar com novos clientes, fruto da parceria entre a a Embraer e a Boeing, que deve alavancar suas vendas.
Fonte: Airway por Ricardo Meier

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