Festa da Pipa abre programação do final de semana no Parque do Botânico

















Parque Vivo realiza também: “Yoga no Parque”, “Caça ao Tesouro” e “English Picnic”; enquete virtual busca saber dias e horários mais atrativos para caminhada e corrida – participe!

Visualização da imagemO Parque do Botânico, por meio do programa Parque Vivo, este final de semana apresenta atividades para agradar todo mundo! A manhã do sábado, dia 17, tem a Festa da Pipa a partir das 9 horas; à tarde, às 16 horas, acontece o “Yoga no Parque”; enquanto no domingo, dia 18, às 10 horas, as crianças poderão se divertir com “Caça ao Tesouro” e “English Picnic”. Toda a programação é gratuita.
A Festa da Pipa, organizada pelo Jardim do Sol-Escola Waldorf de Araraquara, promete diversão para toda a família logo pela manhã. “A ideia é que os pais façam as pipas junto com seus filhos e, nesse dia, vão ao parque para soltarem. Também faremos um grande piquenique para as famílias, unidas, saudarem os ventos”, comenta a diretora e professora Maria Lúcia Proença Meireles. “A Festa da Pipa é uma festa tradicional dentro da Pedagogia Waldorf. É quando comemoramos a época dos ventos que ocorre no mês de agosto”, explica.
Também nesse encontro será implantado o “Jardim do Mel” – um projeto em comemoração aos 100 anos da Pedagogia Waldorf com a proposta de unir a comunidade para trabalhar a preservação das abelhas que estão em extinção. “O projeto tem como base a implementação do Jardim do Mel, onde serão plantadas mudas de plantas que atraiam abelhas sem ferrão. A ideia é de se colocar algumas caixas com enxames dessas abelhas para que elas possam se reproduzir e ir criando novos enxames”, aponta Maria Lúcia.
“Essa proposta é a nível internacional e as escolas Waldorf estão trabalhando a preservação das abelhas e o reflorestamento. Aqui na cidade estamos fazendo uma parceria com o Parque Vivo, o DAAE e com o apicultor Rodrigo, que irá doar os enxames com as abelhas mirins para o projeto”, conta a diretora. A ideia é iniciar o jardim neste dia 17 e, aos poucos, expandi-lo.
Portanto, as pessoas que participarem da Festa da Pipa estão convidadas a plantar no Jardim do Mel. É solicitada que se leve uma muda de planta para colaborar com a produção do jardim. Ainda, a fim de agilizar a Festa da Pipa, pede-se que as famílias já levem suas pipas prontas ao parque.

Yoga no Parque – A professora Nicole Lyra irá coordenar a atividade “Yoga no Parque” na tarde do sábado, livre para todas as idades. A prática envolve exercícios físicos como alongamentos, exercícios respiratórios, levando o corpo à soltura muscular e introspecção.
“Faremos juntos uma prática de Yoga onde será possível vivenciar essa incrível prática, que além de nos favorecer fisicamente (corpo), trará benefícios mentais e emocionais. Teremos a chance de viver o instante presente com a atenção voltada a respiração, nos proporcionando um profundo relaxamento e descanso”, explica Nicole.
É solicitado que os participantes levem mat, toalha ou canga para a prática do Yoga.

Caça ao Tesouro e English Picnic - A programação do domingo apresenta pela manhã a “Caça ao Tesouro” e o “English Picnic”, às 10 horas. A atividade será coordenada por Valdicea Moreira Gonçalves e toda a equipe de professores da escola de inglês Trinity English School.
Depois da “Caça ao Tesouro” será realizado o “English Picnic” e é solicitado que os participantes levem suas toalhas e seu lanche para todos desfrutarem de um piquenique.
As atividades são abertas para pessoas de quaisquer idades e serão realizadas de forma lúdica, em inglês e em português.

Enquete sobre corrida– Os voluntários do Parque Vivo estão realizando uma enquete pela internet, a fim de saber quais dias e horários são mais atrativos para caminhada e corrida no Parque do Botânico.
A ideia é motivar mais pessoas a frequentarem o parque em horários comuns, contribuindo para a formação de grupos de mesmo interesse, criando um ambiente mais seguro e aumentando a movimentação do espaço para alcançar maior visibilidade do poder público, pessoas e parceiros para as melhorias.
A pesquisa está aberta até o próximo 01 de setembro. Após o encerramento, será divulgado o resultado, com as datas e os horários mais votados, e o convite para participação será aberto a todos os interessados.
O Parque Vivo foi criado por meio da iniciativa popular em fevereiro deste ano e vem apresentando atividades semanalmente no Parque do Botânico. O projeto é formado por um grupo de voluntários, moradores de Araraquara, motivados em ocupar de forma útil e positiva os espaços verdes da cidade, tornando-os locais mais convidativos, dinâmicos e familiares.
Com apoio da Prefeitura e parceiros, as propostas do projeto incluem preservação do meio ambiente, manutenção e melhorias da infraestrutura, além de atividades de cultura, esporte e lazer. A programação pode ser acompanhada pelas páginas do Facebook (Parque Vivo-Araraquara/SP) e Instagram (@parquevivoararaquara), além do site da Prefeitura de Araraquara.
O Parque do Botânico está localizado na Rua Dr. Gennaro Granata, s/n°, no Jardim Botânico.

SERVIÇO:
“Parque Vivo” apresenta:

·         Dia 17 (sábado)
– 9h: “Festa da Pipa”; 16h: “Yoga no Parque”

·         Dia 18 (domingo)
10h: “Caça ao Tesouro” e “English Picnic”

Local: Parque do Botânico (Rua Dr. Gennaro Granata, s/n° - Jardim Botânico)
Grátis

Visualização da imagem

Visualização da imagem