Jovem de Araraquara vai para competição internacional de desenho mecânico
















O jovem Leonardo Camargo de Souza, de 20 anos, representará Araraquara na Rússia este mês na maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills 2019.
Entre os dias 22 e 27 de agosto, Leonardo e outros 62 brasileiros vão competir na cidade russa de Kazan, junto com jovens de mais de 60 países que buscarão o título de melhor profissional do planeta em Desenho Mecânico em CAD.
Nascido em Avaré, Leonardo Souza mora em Araraquara onde se formou em Mecânica de Usinagem no Senai, em 2016. Há dois anos, ele treina entre 8 e 10 horas por dia para competir.
Segundo disse, a Worldskill é uma competição de alto nível, com representantes muito bem preparados, das regiões da Ásia, Europa e Américas do Norte e Sul, e países como China, Coreia do Sul, Alemanha, França, Portugal e Rússia, entre outros.
Leonardo explica que começou a representar Araraquara nessas disputas em 2017, quando passou pela seleção estadual em que foram selecionadas seis escolas do Senai - de Araraquara, São Caetano do Sul e Cubatão, além de três da cidade de São Paulo.
Posteriormente, ganhou a medalha de ouro por São Paulo no ano passado, em Belém do Pará, quando foram selecionados o melhor representante de cada Estado para as disputas.
Ainda em 2018, Leonardo disputou a Worldskills Américas, no Chile, conquistando a medalha de prata na modalidade e a de ouro como melhor brasileiro na competição, se credenciando para as disputas na Rússia.
“O Brasil também é forte na minha área, com uma equipe muito capacitada e profissional. Particularmente, tenho uma boa expectativa com o resultado final, pois fui muito bem treinado para as disputas”, afirma.

Alta competitividade

Segundo a Agência de Notícias da CNI (Confederação Nacional da Indústria), os competidores da WorldSkills são estudantes de cursos técnicos e jovens profissionais de até 25 anos de idade.
Nas provas, eles devem completar os desafios propostos pela organização dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões da indústria, do comércio e do setor de serviços.
Considerada a maior competição de educação profissional do planeta, a WorldSkills é realizada em um país diferente a cada dois anos. É organizada pela WorldSkills International, entidade que trabalha desde 1950 em prol do desenvolvimento e da excelência das ocupações técnicas.