Araraquarense é eleita “Melhor Dentista do Mundo”























Na noite de ontem, na sala do Unimed Hall, em São Paulo, a dentista Telma Konish Taira, 63, recebeu o título de Melhor Dentista do Mundo por seu trabalho na ONG Turma do Bem, que atende crianças e mulheres vítimas de violência em situação de vulnerabilidade no Brasil e outros países da América Latina. O evento foi celebrado com show do cantor Fábio Jr.
Telma tem mais de quatro décadas de profissão. Metade delas foi dedicado ao serviço público. Durante os atendimentos, ficava comovida com a situação precária dos pacientes, sobretudo as crianças. "Elas tinham muitas cáries e outros problemas típicos de quem não recebe tratamento correto", diz Telma, que vive em Araraquara, no interior de São Paulo. "A minha vontade sempre foi fazer algo para ajudá-los a sair dessa situação, mas, sozinha, era muito difícil".
Até que... em 2009, durante um congresso de odontologia, Telma conheceu o trabalho da Turma do Bem, uma rede de 17 mil dentistas voluntários que atuam no Brasil e outros países da América Latina oferecendo atendimento gratuito a crianças e mulheres vítimas de violência em situação de vulnerabilidade.
Ela não apenas se uniu aos profissionais que fazem parte da ONG como virou uma verdadeira mobilizadora local para conquistar apoio de outros dentistas e fazer a triagem de meninos e meninas para o atendimento. "Depois de fazer o curso de capacitação para voluntários em São Paulo, voltei para minha cidade e fui pedir ajuda para um grupo de freiras que trabalha com crianças. Também recorri à TV local, à imprensa escrita e aos amigos", diz.
Imortal pela Academia Brasileira de Odontologia
O título de "Melhor Dentista do Mundo" automaticamente faz de Telma uma Imortal, pela Academia Brasileira de Odontologia. A premiação que anunciou a vitória marcou o encerramento da Virada da Virada, organizada pela Turma do Bem e pelo GRAAC e que aconteceu no último fim de semana na Bienal. O evento reuniu ONGs, empresas e personalidades para tratar de assuntos urgentes da atualidade e reforçar o poder do voluntariado na transformação da sociedade.
Para selecionar o "Melhor Dentista do Mundo", a atuação dos profissionais que fazem parte da rede de voluntários é analisada com rigor. Verifica-se a quantidade de atendimentos feitos, a forma como aumentou o número de pessoas beneficiadas, a captação de recursos para a ONG e a mobilização do poder público para promover políticas públicas e da opinião pública para chamar atenção à causa.

Para isso, os dentistas enviam relatórios à ONG que são confrontados com o banco de dados da instituição. Realizada essa fase, os finalistas passam por um júri externo, composto por membros da sociedade civil, como professores, assistentes sociais e jornalistas, entre outros, que avaliam os resultados de forma independente.