PREFEITURA LANÇA PROGRAMA DE COMBATE A DENGUE 2020 💪😎👇



















"Todos juntos, todo dia, contra a dengue’ é o slogan da campanha que vai reunir poder público, grupos de comunicação e sociedade civil"
Uma força-tarefa envolvendo o poder público, grupos de comunicação de Araraquara e a sociedade civil. Esse é um dos objetivos do Plano Municipal de Combate à Dengue, que a Prefeitura de Araraquara lança neste sábado (9), às 9h30, em frente ao Paço Municipal. Trata-se de um conjunto de ações estratégicas, providências técnicas e práticas coordenadas para o enfrentamento das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) em Araraquara nos próximos meses.
Com a aproximação do verão e do período de chuvas, o risco de transmissão dessas doenças cresce, por isso a Prefeitura investirá em ações estratégicas para evitar uma nova epidemia de dengue na cidade. Um dos principais pontos do plano, que chega para sistematizar as ações, é a intersetorialidade, uma vez que as ações previstas envolvem diversas áreas da administração pública, como Saúde, Gestão e Finanças, Obras e Serviços Públicos, Assistência e Desenvolvimento Social, Comunicação e Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, além do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), com apoio de outros setores em ações específicas e pontuais.
Os trabalhos envolvem manutenção e limpeza de áreas públicas, cultivo de plantas como lavanda e citronela com ação repelente contra insetos, campanha informativa, monitoramento do Aedes por meio de empresa especializada, mutirão de recolhimento de inservíveis, vistoria de imóveis, nebulização, monitoramento da infestação de Aedes aegypti e assistência à saúde, entre outras ações estratégicas, muitas delas já adotadas pela Prefeitura.
Em relação à assistência à saúde, para garantir atendimento eficiente aos pacientes, foram definidos protocolos de atendimento e notificação, além de referências para leitos de hidratação, internação e exames laboratoriais, entre outros. O plano também prevê a implantação de um polo estratégico central e ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde no caso de uma nova epidemia, a exemplo do que foi feito este ano.
Campanha informativa
Um dos pontos mais importantes do plano é sensibilizar a população sobre os riscos decorrentes da falta de cuidados preventivos contra a dengue. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Comunicação dará início a uma ampla campanha informativa, a fim de conscientizar os moradores de todos os bairros da cidade. Com o slogan “Todos juntos, todo dia, contra a dengue”, a iniciativa vai envolver diversos veículos de comunicação, que se uniram à Prefeitura com o intuito de dar visibilidade ao tema e mobilizar a sociedade.
“Um dos objetivos é esclarecer que a rotina de prevenção contra criadouros precisa se dar o ano todo, e todos os dias, já que o ciclo do mosquito leva, em média, apenas uma semana para ser concluído. E, ainda, alertar sobre os perigos mais comuns inerentes a cada estação, deforma a lembrar a população, diariamente, sobre a sua fundamental participação nesse processo”, explica a secretária de Comunicação, Priscila Luiz, agradecendo a participação e o envolvimento dos Grupos Morada, Cultura, Única, Nativa, Cidade On, EPTV e CBN.
A campanha também prevê distribuição de material impresso com orientações pertinentes e lembretes diários sobre tarefas de combate à dengue, como o calendário de ações mensais, semanais e diárias, folhetos, cartazes, faixas espalhadas pelos principais pontos da cidade, carro de som, vídeos informativos e ações nas rádios, TV e redes sociais, entre outras medidas.

A imagem pode conter: 28 pessoas, pessoas sorrindo, multidão, criança e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre