HOMEM É INTERNADO COM SUSPEITA DE MENINGITE EM ARARAQUARA






Na noite do último sábado (01), um homem com nome não divulgados, de 43 anos foi internado com suspeita de meningite, em Araraquara.

Segundo informações, o homem deu entrada na UPA e após exames o médico conseguiu diagnosticar um quadro de meningite, onde pediu apoio da uma ambulância do SAMU para realizar a transferência do homem para um hospital local para tratamento e novos exames.

O estado de saúde não foi divulgado.


O que é meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges, membrandas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. 
O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.
A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.


Crianças, jovens e adolescentes precisam se vacinar contra meningite!
Todas as faixas etárias podem ser acometidas pela doença, porém o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 05 (cinco) anos, especialmente as menores de 01 (um) ano de idade. Na doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis, além das crianças, os adolescentes e adultos jovens têm o risco de adoecimento aumentado em surtos.
Na meningite pneumocócica (causada pelo Streptococcus pneumoniae) idosos e indivíduos portadores de quadros crônicos ou de doenças imunossupressoras também apresentam maior risco de adoecimento. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.