Sábado (15) é o Dia D de vacinação contra o sarampo em Araraquara.












As Unidades Básicas de Saúde do Município e o posto do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), órgão do Estado, estarão abertos em horário especial neste sábado (15) para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que será realizado em todo o País.
Os atendimentos para imunização acontecerão entre 8h e 17h e o foco da campanha desta vez é a faixa etária entre 5 a 19 anos. É importante levar a caderneta de vacinação para verificar a necessidade de imunização.
O “Dia D” é uma oportunidade de verificar o cartão de vacinas e reforçar a proteção. A campanha busca sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas desatualizados.
A rede básica de Araraquara também estará pronta para atualizar os esquemas vacinais de outras vacinas como HPV, Dupla Adulto (tétano e difteria) e meningite C, dentro da faixa etária indicada de cada uma.
O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. 
Lembrando que, das 8 às 17 horas deste sábado, todas os postos de saúde do município estarão abertas para vacinar adultos entre 5 e  199 anos que ainda não foram imunizados. O SESA, localizado na Rua Itália, 1617, região central, também participa deste Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo.