Um flagrante feito pela TV Globo, na noite da segunda-feira (10), mostra moradores de rua retirando de um caminhão de coleta de lixo produtos descartados por um supermercado no bairro de São Benedito, em Olinda. De acordo com a empresa responsável pela coleta, a situação ocorreu mais de uma vez. (Veja vídeo acima)
Nas imagens, é possível ver que as pessoas se aglomeram na traseira do caminhão de coleta de lixo e usam sacos plásticos para armazenar o que é retirado do veículo. Um funcionário acompanha a situação, mas não impede que os resíduos sejam retirados do veículo por pessoas não autorizadas.
Pela manhã, no turno inicial do serviço, o mesmo problema foi registrado pela Elus Engenharia, Limpeza Urbana e Sinalização. A retirada irregular de resíduos do caminhão motivou a mudança de horário do trabalho, que passou a ser feito à noite. A empresa não informou quando tomou conhecimento da situação.
Procurada pelo G1, a empresa afirma, por meio de nota, que o supermercado de onde são coletados os resíduos “não possui infraestrutura para a parada segura do veículo em sua planta interna” e, sendo assim, o caminhão é estacionado a cerca de 300 metros do local de coleta.
“Nesse percurso, nossos colaboradores são abordados por moradores de rua, que, de forma não consentida, retiram os resíduos descartados”, diz a nota enviada à reportagem.
Um retrato da miséria em Pernambuco
Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil sobre a situação, segundo a empresa, mas a data do registro não foi informada. Por meio de nota, a polícia afirma que o registro sobre o caso não foi localizado.
De acordo com a empresa que faz a coleta de lixo, os colaboradores são treinados para a destruição dos resíduos dentro dos caminhões por meio de prensagem “e estão orientados a não reagirem à abordagem recorrente dos moradores de rua para a segurança dos mesmos”.
Fonte:jornalamericanense