Estado de São Paulo passa a emitir novo modelo de RG a partir desta terça














O Estado de São Paulo passará a emitir, a partir desta terça-feira (20), um novo modelo da carteira de identidade (RG). Os novo documento vai seguir determinações de uma lei de 2018, do Governo Federal, que cria uma nova padronização para o documento.


A expectativa é de que todos os estados do país passem a emitir RGs do novo modelo até março de 2020. É importante ressaltar que os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente.

Segundo o Governo de São Paulo, o novo RG "inclui novos dispositivos que aumentarão a segurança contra falsificação" e que o documento vai permitir "a inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil".
O documento é ligeiramente menor do que o modelo de RG anterior, mas não é em formato de cartão, continua sendo uma cédula de papel, que além do número do documento, também poderá incluir dados como o número do título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP.
Também poderão constar na cédula códigos indicadores para portadores de necessidades especiais e o CID (Código Internacional de Doenças) referente ao seu caso.
A inclusão destas informações adicionais no documento será opcional, ou seja, cada pessoa poderá optar por incluir os registros que quiser no documento.
Ainda segundo o Governo de São Paulo, "a emissão dos novos documentos estará disponível em todos os postos do Poupatempo do Estado e poderá ser solicitado por quem vai emitir a carteira de identidade pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via". 


Fonte: R7