A sociedade em que vivemos muitas vezes nos faz inverter as nossas prioridades de uma maneira que pode afetar seriamente a nossa qualidade de vida e saúde física, mental e emocional.
Cada vez estamos mais preocupados em trabalhar, ganhar dinheiro para sustentar a nós mesmos e às nossas famílias, e nesse caminho muitas coisas fundamentais são deixadas de lado.
Nós passamos muitas horas por dia nos dedicando dentro de uma empresa, comprometemos o nosso horário de almoço, tempo de descanso e conexão com a família em favor de nossos trabalhos e, na maioria das vezes, nem pensamos no quanto isso pode nos afetar.
É claro que muitas pessoas não podem se dar o luxo de trabalhar pouco porque são as principais responsáveis por suas casas e precisam prover o necessário.
No entanto, ainda nesses casos, é preciso haver um equilíbrio entre o trabalho e o descanso, porque nossas vidas são muito mais do que essa rotina estressante.
Quando passamos tempo demais nos esforçando em um trabalho e não fazemos nada por nós mesmos, um esporte, uma caminhada, até mesmo algum tipo de estudo, pouco a pouco desgastamos a nossa saúde até chegar a um nível irrecuperável.
Cada vez mais pessoas estão sofrendo de estresse pós-traumático, cansaço extremo, problemas alimentares, dificuldade de se relacionar com aqueles ao seu redor, e tudo isso é consequência de uma jornada de trabalho muito exaustiva, que não permite tempo para viver e realizar atividades que o fazem realmente feliz.
Se você sente que se encaixa nessa situação, entenda uma coisa: nenhum salário vale a sua saúde mental, nenhum benefício no final do mês compensa o desgaste que você tem todos os dias acabando com a sua energia e alegria em um lugar que apenas lhe faz mal.
Se a sua única alternativa é manter o mesmo trabalho, encontre algo positivo para equilibrar a sua vida, porque se tudo em sua rotina for estressante e cansativo chegará um momento em que você falhará, e os resultados serão muito mais graves do que uma readaptação que você pode começar agora mesmo.
O seu trabalho é uma parte importante de sua vida, ele não é a sua vida. Existe muito mais coisas além dele: sua família, sua felicidade, sua saúde, seus amigos. Não permita que ele ocupe todo o espaço em sua mente e sugue a sua felicidade.
Nada compensa uma mente desgastada e um coração infeliz. Seu trabalho continuará lá, mesmo sem você, com outra pessoa em seu lugar.
Invista o máximo de si mesmo e onde você é realmente imprescindível, assim saberá que não está desperdiçando o seu tempo e nem a sua vida.
Trabalho podemos conseguir um outro, mas uma saúde desgastada é muito mais difícil de ser recuperada. Então, lembre-se sempre de cuidar de si mesmo em primeiro lugar, porque apenas assim poderá viver uma vida realmente boa.
Fonte: O Segredo