Sorte ou azar? Última sexta-feira 13 do ano será de lua cheia











Para quem é supersticioso, a última sexta-feira 13 do ano traz uma particularidade. É que a lua estará cheia pela última vez em 2019, e só muda de fase no domingo (15/12). A coincidência é rara, mas este ano é a segunda vez que acontece. A primeira foi em setembro e fazia duas décadas que o evento não ocorria, a última vez tinha sido em outubro de 2000. 

Popularmente, a sexta-feira 13 é dita como um dia de azar. A data serviu de inspiração para filmes de terror e foi imortalizada no longa protagonizado pelo serial killer Jason Voorhees, que fazia seus ataques nessa data.

Já o misticismo em torno da lua cheia gira em torno da crença de que o satélite exerça uma influência sobre nossas vidas,  do corte de cabelo, passando pelo sono, até o ciclo de fertilidade das mulheres. 

Na internet, a sexta-feira 13 tornou-se uma brincadeira, os usuários das redes sociais, em especial do Twitter, comentaram as superstições em torno do tema. O termo "sexta-feira 13" ficou no topo dos assuntos mais comentados do Brasil no microblog. 

Fonte:correiobraziliense