Calor e umidade fazem crescer número de ataques de escorpiões





Nesta época do ano de muita chuva e calor, os escorpiões se reproduzem e aparecem com muito mais frequência.




Saiba como evitar o surgimento do bicho:
O Civitox adverte para a importância de nivelar as calçadas, pisos, paredes e portas para evitar o alojamento de escorpiões; colocar barreiras de proteção na base das portas para evitar que o inseto tenha acesso ao interior de casas; observar as toalhas de banho e calçados antes de utilizá-los; afastar as camas cerca de 10 centímetros das paredes; e guardar os calçados e chinelos em locais apropriados, para evitar que permaneçam no chão quando não utilizados.

É necessário ainda que as caixas de gordura, de energia elétrica, e do ar-condicionado sejam limpas periodicamente. Telas de proteção devem ser colocadas nos berços; evite ir descalço ao banheiro e, no período noturno, acenda as luzes e observe o assento do vaso sanitário e o local onde está o papel higiênico antes de fazer uso do mesmo.
Tome banho usando chinelo de dedos; tampe sempre as latas de lixo e utilizar sacos plásticos, evitando restos de alimento expostos que podem atrair a presença de insetos (baratas, grilos e outros) e aranhas, que são alimentos para o escorpião.
Em caso de plantas trepadeiras próximas às janelas, é ideal fazer o uso de uma tela de proteção. Também é importante não exterminar as lagartixas e outros predadores, como as corujas e os sapos. Ao limpar os jardins, quintais e terrenos, não revire as folhagens, pedras, madeira e outros materiais diretamente com as mãos (use luvas e revire os objetos com um pedaço de madeira). Mantenha a casa livre de insetos, de lixo e materiais entulhados. Os quintais e os terrenos devem permanecer limpos e em bom estado de organização.