16 CASOS AGUARDAM RESULTADOS DE EXAME DE CORONAVÍRUS EM ARARAQUARA





SUSPEITOS

- Araraquara contabiliza 21 casos notificados até o momento, sendo que, destes, 4 foram descartados (2 diagnosticados como Influeza) e  nenhum confirmado. No momento, 16 casos estão sendo monitorados, aguardando resultados, e, destes, 7 estão internados.



Boletim de Contingência do Coronavírus Araraquara – nº 08 – 23 de março de 2020


O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta segunda-feira, dia 23 de março, para novas deliberações sobre medidas de combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).

Vale ressaltar, novamente, que este Comitê realiza reuniões diárias e delas são deliberadas iniciativas de acordo com a realidade municipal, seguindo as recomendações dos órgãos nacionais e estaduais de saúde e com vistas a não desorganização do serviço público.

CALAMIDADE PÚBLICA

- O Decreto nº 12.236 de 23 de março de 2020, que reconhece no município, o estado de calamidade pública, decorrente da pandemia do COVIDF-19, será publicado nesta terça-feira, dia 24 de março, nos atos oficiais do município.

- O Decreto traz informações a respeito do atendimento da administração municipal, bem como sobre a atividade econômica no município, em consonância com o decreto do Estado de São Paulo, que estabeleceu a quarentena determinado o fechamento de todos os estabelecimentos de comércio e de serviços não essenciais à população do Município, por 15 (quinze) dias contados de 24 de março de 2020, com a possibilidade de atendimento drive-thru e delivery.

- Todas as informações a respeito constam no decreto e podem ser conferidas no site da Prefeitura: www.araraquara.sp.gov.br

- Estão disponibilizados à população os telefones 156 da Ouvidoria Geral do Município e 156 da Guarda Municipal para dúvidas a respeito do decreto e denúncias.

- O telefone 0800-771-7723 da Ouvidoria da Saúde segue em atendimento, porém só para casos de dúvidas sobre sintomas, prevenção e assistência ao Coronavírus.

PREFEITURA

- A Prefeitura de Araraquara irá suspender por 15 dias a partir desta terça-feira, dia 24 de março, os atendimentos presenciais ao público. A medida vale para todos os órgãos e entidades da Administração Pública do Município, além do Paço Municipal, incluindo secretarias e fundações.

- Nesse período, o atendimento ao público será feito somente via online e pelo telefone. Os interessados podem consultar o site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br), que trará todas as formas de contato com cada órgão e entidade municipais.

- Na página da Prefeitura também é possível encontrar o espaço “Protocolo Online” para ter acesso remoto a diversos serviços oferecidos pela Administração Municipal.

- Também é possível obter informações e ser encaminhado ao serviço solicitado via telefonia geral 3301-5000 ou Ouvidoria da Prefeitura no 156.




SAÚDE

- A Ouvidoria da Saúde teve seu horário estendido até às 20 horas, bem como funcionará também aos finais de semana.

- Nesta segunda, dia 23 de março, também foram ampliados os horários de atendimento até 20 horas em seis unidades de saúde estratégicas (Iguatemi, Vila Xavier, Selmi Dei I, Melhado, Jardim América e Santa Angelia). Essas unidades estão funcionando sem horário de agendamento, ou seja, como pronto-atendimento para pacientes com sintomas gripais.

- Ficam suspensos todos os atendimentos agendados na unidade NGA-3 e também na UMED a partir desta quarta-feira, dia 25 de março. Os profissionais de saúde dessas unidades, como médicos, enfermeiros e técnicas, serão remanejados para outras unidades, conforme necessidade da Secretaria Municipal de Saúde.

- O paciente da Atenção Especializada que necessitar de receita de medicamento controlado ou outras necessidades urgentes, podem fazer contato telefônico na unidade para mais esclarecimentos.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

- Em função do envio em forma escalonada e gradativa pelo Governo do Estado das doses de vacina contra a gripe e da alta procura nesta segunda-feira, dia 23, primeiro dia da Campanha Nacional, a Secretaria Municipal de Saúde informa que nesta terça-feira, dia 24 de março, NÃO haverá vacinação.

- Araraquara imunizou, somente nesta segunda, cerca de 11 mil pessoas, o total de doses enviadas pelo governo do estado à Prefeitura.

- O número limitado de vacinas também atinge outras 24 cidades da região que são atendidas pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica). A previsão é de que novos estoques da vacina sejam distribuídos nesta terça (24).

- Desta forma, a Campanha de Vacinação será retomada na quarta-feira, dia 25 de março. São, ao todo, 34 postos de atendimento, além do Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara).  

- Nesta primeira fase, os focos da campanha são idosos (pessoas acima de 60 anos) e profissionais que trabalham na área da Saúde. A campanha segue até dia 23 de maio.

- A Secretaria informa as iniciativas tomadas para garantir a imunização da população, em especial dos idosos, seguindo as recomendações de não aglomeração.

- Nas unidades, foram organizadas coberturas externas nos pontos de vacinação, além de garantir o distanciamento seguro no atendimento, conforme orientações dos órgãos de vigilância.

- A Secretaria iniciará nesta semana o “casa a casa” para atendimento com vacinação aos idosos acamados.

- Também terá o sistema Drive-Thru, em que os idosos vão até o ponto de vacinação e recebe a imunização em seu carro, impedindo seu deslocamento.   


EDUCAÇÃO

- O Comitê de Contingência do Coronavírus reforça a necessidade do isolamento social das crianças, conforme as recomendações dos órgãos de saúde, bem como do Decreto Municipal que reconhece, neste município, o estado de Calamidade Pública.

- É de extrema importância a conduta de isolamento, portanto, é um período de resguardo e não de férias.

- O Comitê orienta não deixar as crianças e jovens aos cuidados de pessoas com mais de 60 anos, pois estes se constituem como grupo de risco em caso de contágio por coronavírus.

- Familiares devem se atentar a qualquer sintoma gripal dessas crianças e procurar imediatamente a Ouvidoria da Saúde.

- Em caso de dúvidas, o telefone da Secretaria da Educação é 3301-1900.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

- A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social manterá 3 (três) polos de atendimentos via telefone, das 08h às 18h. São eles: Polo Nordeste (CRAS São Rafael), Polo Sudeste (Yolanda Ópice) e Polo Sul (Cruzeiro do Sul).

- Os telefones são: Centro de Referência da Assistência Social “Ida Garcia da Cruz” – CRAS Cruzeiro do Sul (3336.9982), CRAS São Rafael (3339.7757), CRAS Yolanda Opice (3322.0728).




MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

- Toda a oferta de serviço às pessoas em situação de rua ocorrerá na Casa Transitória, que passará a funcionar 24 horas. Está localizada na Rua Castro Alves, 2667, Vila Santana.

- No caso de moradores em situação de rua ainda, será mantido o serviço especializado de abordagem social.

CREAS
- O Centro de Referência Especializado da Assistência Social, o CREAS Girassóis, também terá atendimento presencial suspenso. O órgão manterá apenas o acompanhamento das situações de medida socioeducativa, violência e demais demandas, de forma, prioritariamente, remota. O telefone é 3322-0053.

CADASTRO ÚNICO

- Os atendimentos para o Cadastro Único deverão ser feitos apenas via telefone (3301-1800). Outras informações podem ser obtidas através do email bolsafamilia@araraquara.sp.gov.br.

RESTAURANTES POPULARES

- Os Restaurantes Populares da Prefeitura terão o horário de funcionamento das 11 horas às 13h30.

- O sistema será: pegue e leve (marmitex).

- A oferta será exclusiva de refeições acondicionada em marmitex de alumínio com tampa fechada.

- Também será organizada a distância segura entre os usuários (aproximadamente 1 metro) na fila para o caixa e para a entrega do marmitex.

BANCO DE ALIMENTOS

- O Banco de Alimentos terá horário de funcionamento das 07h às 16h.

- Haverá controle de entrada e da circulação de veículos e de indivíduos no ambiente da Coordenadoria para reduzir a chance de formação de aglomeração.

- Haverá desinfeção de caixas plásticas e de produtos recebidos.

- Delimitação de espaço de segurança na recepção e distribuição de alimentos.

SUSPEITOS

- Araraquara contabiliza 21 casos notificados até o momento, sendo que, destes, 4 foram descartados (2 diagnosticados como Influeza) e  nenhum confirmado. No momento, 16 casos estão sendo monitorados, aguardando resultados, e, destes, 7 estão internados.

Informações oficiais também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).