Polo de atendimento da UPA da Vila começa a funcionar nesta segunda (13)
















O polo estratégico de atendimento e triagem para casos suspeitos e diagnosticados com o novo coronavírus, causador da pandemia mundial da Covid-19, estruturado na Vila Xavier, inicia atendimento nesta segunda-feira (13).
A estrutura inclui a UPA da Vila Xavier, que fará a triagem dos pacientes que chegarem com sintomas de síndromes gripais e terá 9 leitos para os casos mais graves - 4 leitos de emergência com respiradores e 5 leitos de observação, classificados como laranjas e vermelhos-,  e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fica em frente à UPA e cedeu seu espaço para abrigar 18 leitos de retaguarda para os casos mais leves.
De acordo com Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, o polo da UPA da Vila Xavier funcionará 24 horas por dia e será feito por profissionais da área da saúde que já fazem parte do quadro de funcionários da Prefeitura e também da Fungota.
O atendimento terá início com uma equipe composta por 3 médicos, de 3 a 4 enfermeiros, 5 técnicos de enfermagem e um maqueiro por plantão, além dos auxiliares administrativos e as equipes terceirizadas de limpeza e de controladores de acesso.
Também está em andamento um processo seletivo emergencial que tem como objetivo contratar mais de 30 funcionários da saúde, somente para atuação neste polo da UPA da Vila Xavier. Estes profissionais, segundo a gestora, deverão começar a trabalhar após o dia 21 de abril, após a finalização deste processo.
“Mas temos um montante de funcionários da Secretaria Municipal da Saúde e também os colaboradores da Fungota que vão trabalhar no polo a partir de segunda-feira, até a conclusão do processo e as contratações”, explica Eliana.
Todas as obras foram concluídas em 10 dias e começou com a derrubada de uma parte do muro lateral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para facilitar a interligação do templo com a UPA.  Uma passagem coberta e fechada entre a UPA e a igreja para facilitar o transporte de pacientes entre as unidades foi construída, com cerca de 130 metros, cortando a Rua José do Patrocínio, que teve o trânsito desviado.
Os leitos hospitalares começaram a ser instalados no salão da igreja na semana passada e, nesta reta final, estão sendo instalados os equipamentos dos leitos da UPA, com equipamentos de UTI, incluindo respirador, monitor multiparâmetro, bomba de infusão, suporte de soro, pulso-oxímetro, aparelho de capnografia, desfibrilador e carrinho de emergência, entre outros. Além disso, o sistema de refrigeração será diferenciado, pensando nos pacientes e nos funcionários, com sistema de insuflação na parte superior e exaustão na parte inferior.
Situação Epidemiológica
Araraquara contabiliza neste sábado, dia 11 de abril,  89 casos notificados de Coronavírus, sendo que, destes, 27 foram confirmados, 46 foram descartados e 16 casos seguem sendo monitorados e aguardando resultado de exames. Dos 89 casos notificados, 59 pessoas foram internadas. Dessas, 39 já receberam alta e 13 permanecem internadas. Foram notificados, até o momento, 7 óbitos suspeitos, sendo que 4 já foram descartados por exame, um foi positivado para Coronavírus  e outros 2  aguardam resultados de exame.
Todas as ações do município e as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município podem ser acessadas no site  www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).