Com medo do feriado em São Paulo, Toledo (MG) decreta 'lockdown'




O município de Toledo, a 497 km de Belo Horizonte, decretou o fechamento da cidade a partir da tarde desta sexta-feira (22). O anúncio foi feito pelo prefeito Donizeti Leme (PSDB), nesta quarta-feira (20).
De acordo com o chefe do Executivo municipal, a medida foi tomada devido a antecipação dos feriados da cidade de São Paulo. O prefeito teme o aumento do fluxo de turistas na cidade, e com eles, aumento no número de casos do novo coronavírus.
Em uma publicação feita nas redes sociais, Leme faz um apelo para que as pessoas não vão à Toledo. Ainda segundo o prefeito, a cidade não possui hospital e nem leitos.
Lockdown
O decreto publicado nesta quarta-feira, determina o fechamento quase total do comércio a partir do meio-dia de sexta-feira (22) até este domingo (24). Segundo a publicação, os serviços considerados essenciais só poderão funcionar via delivery. Apenas fármacias e postos de gasolina tem a autorização para funcionamento.
A publicação ainda determina a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção dentro do município. O descumprimento da medida acarretara em punições, tais como: notificação, interdição por sete dias, 15 dias e ao fechamento definitivo até o controle efetivo da doença no país.
Pela rede social, o prefeito disse que a infração pode levar até mesmo à prisão se necessário. Leme também esclareceu que não haverá impedimento para entrar ou sair da cidade, mas que barreiras sanitárias serão montadas para medir a temperatura de quem acessar o município.
A cidade não é a primeira a adotar a medida para a prevenção de turistas durante o feriado prolongado de São Paulo. Ao todo, mais de dez prefeituras já anunciaram medidas para conter, ou até proibir, a entrada dos paulistanos.
Balanço
De acordo com o boletim da Prefeitura de Toledo, a cidade até o momento registra nove casos confirmados e uma morte provocada pela covid-19. Os dados consta no balanço divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Em todo Estado são 5.596 infectados e 191 mortos.


Fonte:R7