Pets ajudam a combater solidão durante quarentena, dizem especialistas



Os pets são ótimos companheiros e a relação deles com os donos pode ficar ainda mais intensa durante a quarentena pela pandemia do coronavírus.
De acordo com a psicóloga Rhuane Landes Frascarelli, em um período no qual o toque está comprometido para evitar a disseminação da doença e as pessoas estão mais distantes, é importante que a pessoa sinta que tem alguém dependente dela.
“As trocas de carinho e 'diálogo' entre a pessoa e seu bichinho favorecem o aumento da autoestima e do senso de valor próprio. Ter alguém que dependa de você te faz se sentir útil e amado”, explica a especialista.
A psicóloga também apontou que a troca de afetividade entre humanos e animais faz aumentar a produção de serotonina e dopamina, substâncias do corpo responsáveis por dar prazer e alegria.
Cadela adotada por família de Jundiaí é batizada de 'Quarentena' — Foto: Thiago Calheiro Costa/Arquivo PessoalCadela adotada por família de Jundiaí é batizada de 'Quarentena' — Foto: Thiago Calheiro Costa/Arquivo Pessoal
Cadela adotada por família de Jundiaí é batizada de 'Quarentena' — Foto: Thiago Calheiro Costa/Arquivo Pessoal
Pensando nisso, algumas famílias decidiram adotar animais de estimação durante o isolamento social. Uma família do interior de São Paulo, inclusive, escolheu um nome especial para a cadela que adotaram nesse período: Quarentena.
Os donos do animal contaram ao G1 que escolheram o nome para simbolizar a alegria que a cadelinha levou para a família durante a pandemia de coronavírus.

Impactos para o pet

É aconselhável dar banho no animal ao chegar da rua, explica o médico veterinário — Foto: Arquivo Pessoal/Fábio BarbosaÉ aconselhável dar banho no animal ao chegar da rua, explica o médico veterinário — Foto: Arquivo Pessoal/Fábio Barbosa
É aconselhável dar banho no animal ao chegar da rua, explica o médico veterinário — Foto: Arquivo Pessoal/Fábio Barbosa
A pandemia de coronavírus alterou a rotina de diversas famílias brasileiras e isso inclui o dia a dia dos pets.
Segundo a médica veterinária Fabiana Guerra Franceschetti, que atende em uma clínica de Bauru (SP), os animais se acostumam com a presença dos donos em casa e alguns podem desenvolver ansiedade quando voltarem à rotina.
“Para evitar que isso aconteça, ou de uma forma menos impactante, a gente orienta a deixar eles sozinhos um pouco porque eles ficam muito grudados. Tem que continuar dando carinho e tudo, mas manter uma rotina”, orienta a profissional.
Além dos donos mais presentes em casa, a veterinária explicou que os animais percebem mudanças nas atividades de lazer.
Muitos tutores estão evitando sair para passear com os pets porque há risco do vírus se alojar no pelo do bichinho e transmitir aos seres humanos, segundo a veterinária. Nesse caso, a dica para os tutores é inovar dentro de casa.
“Dá para fazer exercício em casa, jogar bolinha, subir escadas, fazer brinquedos interativos, com garrafas pet, enriquecer o ambiente. Tem que fazer a diversão dentro de casa mesmo por enquanto”, explica Fabiana.
Fonte:G1