SP: mais de 1.000 pacientes já foram curados em hospitais de campanha





Os dois hospitais municipais de campanha montados na cidade de São Paulo já trataram e liberaram mais de 1.000 pacientes com covid-19, informou nesta segunda-feira (4) o prefeito da capital, Bruno Covas.
As instalações do Anhembi e do Pacaembu somam 2.000 leitos para casos menos graves da doença. No domingo (3), 614 pessoas permaneciam internadas nesses dois hospitais. 
A cidade de São Paulo concentra o maior número de casos confirmados de covid-19: 20.464 registros até ontem, incluindo 1.673 óbitos.
Na sexta-feira (1º), foi inaugurado o terceiro hospital de campanha da cidade, este construído pelo governo do estado, no Ibirapuera, com 268 vagas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 45 pessoas estão internadas. 

Requisição de leitos de UTI

Um decreto municipal, publicado na sexta-feira, autoriza a prefeitura a requisitar leitos particulares de UTI se houver necessidade.
O município mapeou que os 107 grandes hospitais possuem 3.970 vagas de terapia intensiva. No entanto, o prefeito frisou que a requisição só será feita se não houver acordo com as redes privadas.
"Vamos poder requisitar esse leito e depois pagar, discutir o quanto deve ser pago por ele".
Ele exemplificou que com os hospitais da Cruz Vermelha e da Unisa, que já estão recebendo casos graves de covid-19 encaminhados pela rede municipal de saúde, foram firmados acordos para que a prefeitura pague diária de R$ 2.100 por leito ocupado.
A região metropolitana da capital tem 87,1% dos leitos de UTI da rede pública ocupados.

Fonte:R7