Doria anuncia volta às aulas a partir de setembro





O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 24, que o retorno das aulas presenciais no estado começará a partir de 8 de setembro, em três etapas.
O protocolo vale para educação municipal, estadual e serve também de recomendação para as privadas. Todas as etapas, da creche ao ensino superior, devem seguir as regras, assim como a educação complementar, como as escolas de inglês.
Inicialmente, as escolas deverão fazer um rodízio de estudantes, em uma modalidade chamada de ensino híbrido, quando parte do conteúdo é ministrado presencialmente e outra parte à distância. A capacidade dos alunos nas unidades começará em 35% na primeira fase, 70% na segunda e 100% na terceira.
Segundo o governador, só poderão reabrir as unidades escolares localizadas em cidades que estão na fase amarela do plano São Paulo. Atualmente, não há nenhuma região nessa fase de flexibilização das medidas de isolamento social.

Desde o início de março, quando a pandemia do novo coronavírus forçou o fechamento das escolas, os alunos da rede estadual estão acompanhando o conteúdo à distância, por meio de transmissão via televisão e no aplicativo Centro de Mídias SP (CMSP).
O retorno às aulas é um dos processos mais delicados para autoridades de saúde. Só em São Paulo, são cinco mil unidades escolares, que atendem um c

Será necessário desenvolver uma série de estratégias para avaliar o impacto educacional nesse período de isolamento. A equipe do governo paulista já antecipou que avalia a possibilidade da criação de um 4º ano opcional do Ensino Médio.