Plano SP estende quarentena até 14 de julho e mantém restrições em Araraquara









Após avaliação dos indicadores da Covid-19, Governo do Estado mantém Araraquara na fase laranja, com restrições nas atividades econômicas em funcionamento
  
A atualização do Plano São Paulo, anunciada nesta sexta-feira (26), pelo governador João Dória, estendeu o período de quarentena em todo o Estado até o dia 14 de julho, mantendo Araraquara na fase laranja, ou fase 2 da flexibilização das atividades econômicas do município. A primeira fase do Plano São Paulo foi anunciada no dia 27 de maio e dividiu o Estado em cinco faixas, da maior para a menor restrição: fase 1 (vermelha), fase 2 (laranja), fase 3 (amarela), fase 4 (verde) e fase 5 (azul).

Classificada na faixa amarela, Araraquara foi autorizada a dar início à flexibilização de atividades econômicas. Passados 15 dias, em 10 de junho, foi anunciado o recuo na flexibilização nas regionais de saúde do interior do Estado e Araraquara passou da fase 3 para fase 2, na faixa laranja, o que autorizou a manutenção das atividades econômicas em funcionamento, mas com restrições de horários do atendimento presencial do comércio e a capacidade máxima de atendimento dos clientes, entre outras medidas.

Com o avanço acelerado da pandemia no interior, principalmente nos últimos 15 dias, e após reavaliar a situação de enfrentamento da doença nas regiões dos DRS (Departamentos Regionais de Saúde), incluindo a avaliação da ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com Covid-19 e a evolução do número de casos, o Governo do Estado de São Paulo decidiu então manter o DRS de Araraquara na fase laranja, juntamente com os DRSs da Baixada Santista, Barretos, Campinas, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Taubaté, além das sub-regiões Leste (Alto Tietê), Norte (Franco da Rocha) e Oeste (Osasco) da Grande São Paulo. Esta fase permite reabertura de 20% da capacidade de escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias por quatro horas diárias.

As regiões que estão na fase vermelha são agora os DRSs de Araçatuba, Bauru, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto e Sorocaba. E, ainda de acordo com o Governo do Estado, a melhora de índices em parte da Grande São Paulo permite que a capital e as sub-regiões do ABC e de Taboão da Serra avancem à fase amarela, que permite atendimento presencial restrito em bares, restaurantes e salões de beleza.

O Estado de São Paulo possui 258.508 casos confirmados de Covid-19 e 13.966 casos de óbitos decorrentes da doença.

ARARAQUARA E REGIÃO

O DRS de Araraquara manteve a boa avaliação da capacidade hospitalar (ocupação de leitos de UTI Covid e quantidade de leitos por 100 mil habitantes), cumprindo os requisitos da faixa verde, mas o que pesou na atual avaliação foi a evolução da epidemia no município, com pior classificação (faixa laranja) na variação das internações dos últimos sete dias em relação aos sete dias anteriores. Neste mesmo período, na variação de casos e variação de óbitos, o DRS de Araraquara se manteve com a mesma classificação anterior, cumprindo os requisitos na faixa amarela.

Na avaliação de Eliana Honain, secretária municipal da Saúde e coordenadora do Comitê de Contingência do Coronavírus, apesar desse aumento na taxa de internações, a estrutura de enfrentamento da doença organizada pela Prefeitura Municipal, da qual fazem parte o Hospital da Solidariedade e o polo de triagem da UPA da Vila Xavier, mantém baixa a taxa de ocupação de leitos na região de Araraquara: 35% nos leitos de UTI e 21, 26% nos de enfermaria.

“Precisamos considerar que a internação preventiva de pessoas do grupo de risco, adotada no município como estratégia para melhorar o monitoramento e evitar complicações da doença, aumentou a taxa de ocupação de leitos neste último período de avaliação do Plano São Paulo. Isso, na leitura da Secretaria Estadual de Saúde, significa que tivemos mais casos com complicações, que precisaram de internação. Por esse motivo, o Estado decidiu manter a região na faixa laranja, dificultando a flexibilização e evitando colocar a população em contato com a doença. A preocupação é sempre o esgotamento da capacidade hospitalar”, esclarece Eliana Honain. “Lembrando que essa análise é feita no âmbito do DRS, ou seja, Araraquara e municípios da região. Inclusive, o governador João Dória e o coordenador do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus do Estado  destacaram que algumas cidades têm indicadores melhores do que a região como um todo. O que é o caso de Araraquara. Isso nos possibilitaria maior flexibilização, mas nós achamos prudente continuar seguindo a orientação dada à nossa região”, pondera a secretária municipal da Saúde. 

De acordo com boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus divulgado nesta sexta-feira, Araraquara possui 861 casos confirmados da Covid-19, com 11 mortes causadas pela doença.

Com o anúncio da atualização do Plano São Paulo do Governo do Estado, o prefeito Edinho se reúne com o Comitê de Contingência do Coronavírus para análise dos índices locais destacados no Plano do governo estadual e para deliberar sobre necessidade de adequações de algumas regras à realidade local, que deverão ser aplicadas a partir da próxima semana.

Todas as informações sobre o enfrentamento da Covid-19 estão disponíveis no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br/coronavirus)

Legenda foto: Quadro do Governo de São Paulo divulgado neste dia 26 de junho: Araraquara permanece na fase laranja