PM de SP terá câmeras corporais em uniformes a partir de 1º de agosto




A Polícia Militar de São Paulo deverá utilizar 500 câmeras corporais durante o patrulhamento a partir do dia 1º de agosto. Inicialmente, os equipamentos serão acoplados aos uniformes de PMs de batalhões da capital paulista (11º, 13º e 37º Batalhão de Polícia Militar/Metropolitano). Segundo o comando, a tecnologia é capaz de captar áudio e vídeo, ao vivo e oferece mais segurança e transparência nas atividades policiais. 


As câmeras corporais devem ser entregues no mês de julho por uma empresa que se apresentou como interessada em doar os serviços — que englobam a disponibilização de 500 câmeras, software de gestão e a nuvem para armazenamento das imagens —, após um chamamento público, iniciado em agosto do ano passado.
A PM paulista já utiliza outros 30 equipamentos do mesmo modelo em testes e manifestações. As câmeras estão em operação pelo CPA/M-1 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano 1), situado na região central da capital.
A corporação contava com outras 120 câmeras corporais, adquiridas em 2016. No entanto, os modelos possuem um sistema considerado obsoleto e serão substituídos pelos novos equipamentos.
Abordagens sob análise
Nas últimas semanas, a PM abriu dois inquéritos para investigar supostas ações violentas na periferia de São Paulo. Em dez dias, oito policiais foram presos e outros 12 estão afastados das funções nas ruas.
O programa deverá começar pelo comando da PM, no quartel general do bairro da Luz, no centro de São Paulo. Depois, o curso será ministrado na Academia do Barro Branco, na zona norte da cidade.


Fonte:R7