Araraquara chega ao pico de contaminação de coronavírus.





Segundo a secretária de saúde, Eliana Honain, a cidade de Araraquara atingiu seu pico de contaminação por coronavírus. Ela fez a afirmação durante uma live na página oficial da Prefeitura Municipal de Araraquara, na última terça-feira (14).

A constatação foi baseada nas amostras que são encaminhadas para UNESP e UNIARA, com resultados positivos para contaminação do novo coronavírus.

Segundo a secretária, a cidade teve uma média semanal de 32% de confirmações, inclusive com dias de 48% de exames positivados. Atualmente, esse percentual está em 20%, o que mostra uma curva descendente, mesmo com a ampliação de testagem na população.

A cidade de Araraquara, também segue com a menor taxa de letalidade de todo o Estado de São Paulo.


Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 122– 15 de julho de 2020

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 15 de julho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê vem acompanhando o avanço do Coronavírus na cidade e nos municípios da região que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara e considera importante que seja empregado um mesmo protocolo de atendimento de pacientes de Covid-19 na DRS.

Neste sentido, autoridades da Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com o prefeito Edinho, realizaram hoje videoconferência com os prefeitos da região para coordenar a criação do protocolo de atendimento, no âmbito regional, incluindo a internação preventiva.

A política de internação precoce dos positivados adotada em Araraquara tem sido fundamental para a manutenção da baixa taxa de óbito decorrente do novo Coronavírus no município e tem colocado Araraquara como referência nos cuidados e enfrentamento ao vírus.

Destaca-se também as equipes de busca ativa, consultas domiciliares de positivados e da população que compõe os grupos de risco. Isso tem antecipado internações antes da evolução da doença, o que significa ocupação de leitos de enfermeira, afastando o risco de colapso dos leitos e UTI.

A cidade também tem equipes de telemedicina, que acompanham os casos não sintomáticos e em recuperação da doença.

Todas essas ações são determinantes para que a letalidade seja a mais baixa do estado. Na coletiva do Governo do Estado, ontem, o destaque foi a taxa de letalidade em 1,17% em cada 100 mil habitantes de Araraquara, seguida de Taubaté 1,8% e Bauru 2,6%, enquanto o estado de São Paulo tem 4,8%.

Além disso, a política de ampla testagem e diagnóstico, com apoio dos laboratórios da Unesp e Uniara, coloca a cidade acima da média nacional, com 8.300 testes realizados desde o início da pandemia até dia 1º de julho.

Isso representa 3.516 testes para cada 100 mil habitantes — Araraquara tem estimativa populacional de 236.072 pessoas, segundo o IBGE. No Brasil, são 1.518 testes a cada 100 mil habitantes.

O envolvimento de todos os municípios do DRS de Araraquara no mesmo protocolo de atendimento também poderá ter reflexo na próxima atualização do Plano São Paulo, marcada para 24 de julho.

O Plano São Paulo, que orienta a flexibilização das atividades econômicas, avalia indicadores que apontam a média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos. O DRS de Araraquara se encontra na fase laranja e qualquer alteração dependerá do desempenho dos outros municípios da região que fazem parte do mesmo DRS.

O Comitê reforça ainda que está sendo finalizado o decreto municipal que estende a quarentena em Araraquara, conforme já estipulado pelo Governo do Estado. O documento será publicado nos Atos Oficiais do município nas próximas horas.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou hoje mais 38 casos de Coronavírus. Portanto, hoje, 15 de julho, são 1.314 casos confirmados da doença na cidade. Aguardam resultado de exames 222 amostras. Do total de confirmados, 161 permanecem em quarentena e 1.138 já saíram.

Hoje, 48 pacientes estão internados. Destes, 33 estão em enfermaria – 13 suspeitos e 20 casos confirmados. E 15 pacientes estão internados em UTI – 9 suspeitos e 6 confirmados.

Do total de 48 internados, 30 são moradores de Araraquara e 18 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Foram notificados, até o momento, 15 óbitos decorrentes de Coronavírus.
Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados, o perfil dos positivados e a evolução dos casos podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.