Covid-19: Saúde vai realizar testes rápidos em 2 mil idosos de Araraquara












Objetivo é conseguir um panorama mais concreto sobre o atual cenário de propagação do coronavírus entre as pessoas com 60 anos ou mais do município




A Secretaria Municipal da Saúde vai realizar 2 mil testes rápidos em idosos de Araraquara, em parceria com a Uniara, a partir de segunda-feira (6). Com a realização deste inquérito sorológico, o objetivo é conseguir um panorama mais concreto sobre o atual cenário de propagação da Covid-19 entre as pessoas com 60 anos ou mais, que fazem parte do grupo de risco da doença.

Nas últimas semanas, equipes de saúde estiveram nas entidades de acolhimento de idosos públicos e filantrópicos do município e realizaram testes rápidos em moradores e funcionários. Agora, serão testados idosos que residem nos bairros do Carmo, São José, São Geraldo e Vila Xavier, que são os de maior concentração dessa faixa etária.

Serão feitos 2 mil testes rápidos, de 6 a 10 de julho e de 13 a 17 de julho, em unidades de saúde destes bairros, somente das 7h30 às 8h30, a partir de contato feito pelos agentes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e também demanda espontânea.

 “Serão feitos entre 30 e 40 testes rápidos por dia, com coleta de sangue venosa, somente neste horário já determinado, na unidade do Santana, nas três unidades do Jardim Santa Lúcia, para abranger os idosos residentes no São José e no Carmo; no posto do Jardim Paulistano, para testar idosos da Vila Xavier, e no posto unidade do Santa Angelina, para abranger também a população idosa do São Geraldo”, aponta Eliana Honain, secretária municipal da Saúde. “É importante a realização deste inquérito sorológico, porque ele nos mostrará qual a suscetibilidade da população de Araraquara ao vírus”, completa ela.

As equipes da Saúde estão organizando o atendimento para que não haja aglomeração de pessoas. O idoso que fará o teste rápido vai preencher uma ficha no local e é importante que ele esteja assintomático, ou seja, sem nenhum sintoma gripal.