Ministério da Saúde reconhece Fungota como entidade beneficente




Certificado permite que a entidade usufrua de uma série de benefícios com impactos positivos na estrutura e nos atendimentos prestados

Em portaria publicada na edição dessa quinta-feira (2) do Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde prorrogou a certificação concedida à Fungota (Fundação Municipal Irene Siqueira Alves Vovó Mocinha) que a reconhece como entidade beneficente de assistência social na área da saúde.

O Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (Cebas) concedido à Fundação tem validade até 23 de janeiro de 2023 e permite que a entidade usufrua de uma série de benefícios, com destaque para a isenção da cota patronal da contribuição do INSS.

Nos últimos anos, entre janeiro de 2017 e janeiro de 2020 (período em que o primeiro certificado da Fundação havia sido concedido), os benefícios da certificação trouxeram para a entidade uma economia de R$ 11 milhões, permitindo que esse valor pudesse ser investido no melhoramento da estrutura e dos atendimentos prestados.

“Tal reconhecimento por parte do Ministério da Saúde é recebido com muita expectativa por parte da Fundação, pois essa economia dos últimos anos permitiu que a Fungota avançasse em diversas áreas, diversificando e modernizando seus serviços e investindo, sobretudo, em melhores condições de trabalho e de assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde não só de Araraquara, mas também de toda região, que têm na Maternidade Gota de Leite uma referência de atendimento de excelência”, esclarece a diretora executiva da entidade, Lúcia Ortiz.

Dentre os serviços prestados pela Fundação encontram-se a gestão da Maternidade Gota de Leite de Araraquara e, desde 2018, a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Município.

A respeito da importância da Fungota, a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, ressalta que o novo certificado vem em boa hora. “O reconhecimento do caráter beneficente da Fungota tem sido de extrema importância para a gestão da saúde pública no Município de Araraquara, permitindo maior cobertura e assistência nos serviços mantidos pela Administração.”

Vale ressaltar ainda que, também neste ano, durante a pandemia de Covid-19, a Fundação assumiu papel extremamente relevante na gestão de serviços de saúde do Município, uma vez que a Fungota também é a gestora do polo de atendimento montado na Vila Xavier e do Hospital da Solidariedade.

Conforme ressalta o prefeito Edinho, “o fortalecimento da Fungota é o fortalecimento da saúde pública de Araraquara e isso se torna cada vez mais uma realidade concreta à medida que Araraquara vem se destacando nas ações de saúde, principalmente a partir dos bons números que vêm salientando o destaque e a liderança da cidade no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.”