Vacinação contra gripe é aberta para toda população






Prorrogada até o dia 24 de julho, a vacinação contra a gripe será estendida, a partir desta quarta-feira (1º), para toda a população, conforme determinação do governo estadual. A imunização estará disponível até que as doses se esgotem nos postos de saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde, porém, reforça que pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas e crianças entre 6 meses e menores de 6 anos procurem os postos de vacinação, pois os índices de imunização nesses públicos ainda são inferiores à meta de 90%.

A vacina contra gripe está disponível nos postos de saúde e no Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A recomendação é que todos usem máscara, respeitem a distância de segurança e, se possível, levem a caderneta de vacinação.

Até o momento, mais de 69 mil de doses da vacina já foram aplicadas em Araraquara nos grupos considerados prioritários, como idosos, crianças, profissionais da saúde e gestantes. A meta de chegar a 90% da população-alvo foi atingida entre alguns públicos, como idosos (100%) e profissionais da saúde (100%).

A vacina é segura, eficaz e ajuda a evitar a circulação dos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Ela não protege contra o coronavírus, mas é fundamental para diminuir o número de pessoas que apresentam problemas respiratórios graves decorrentes da gripe, minimizando o impacto sobre os serviços de saúde, além de auxiliar os profissionais na exclusão do diagnóstico para Covid-19, pois os sintomas dessas doenças são semelhantes.