Baixo índice de isolamento social preocupa em Araraquara



A cidade de Araraquara tem registrado muitos casos novos de coronavírus, e isso fez a cidade já começar todas algumas medidas, e uma delas foi a não autorização de abertura de escolas idiomas, de natação entre outras.


O município poderá regredir e voltar fases do plano São Paulo, pois o número de casos confirmados aumentaram muito, e isso deixou o Comitê de Contingência do Coronavírus em sinal de Alerta.





Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 141–3 de agosto de 2020

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda- feira, dia 3 de agosto, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Diante do avanço do número de casos de Coronavírus na cidade na última semana, o Comitê decidiu que estão suspensas as avaliações de protocolos sanitários apresentados por estabelecimentos e prestadores de serviços do município. E as que já foram emitidas serão reavaliadas nos próximos dias.

O Comitê reforça a importância da participação da população no combate à doença. É preciso levar a Covid-19 a sério, porque estamos lutando contra um vírus que mata e nem ao menos conhecemos todas as sequelas que ele pode deixar.

O Comitê avalia que o número de casos continua subindo na cidade, porque a política de ampla testagem adotada pelo município - e cada vez mais aperfeiçoada - consegue detectar os casos positivados logo nos primeiros sintomas e realizar bloqueios dos seus comunicantes.

Mas, outro fator que tem impulsionado a curva de contaminação em Araraquara, principalmente nas últimas semanas, é um exagero no relaxamento de uma parte da população que não está cumprindo o isolamento social e se negam a adotar medidas sanitárias simples, como usar máscaras em espaços públicos.

São pessoas que se arriscam e acabam contaminadas, porque enquanto não houver uma vacina, o distanciamento social, a higienização das mãos e a proteção da máscara são as únicas maneiras de se prevenir da contaminação.

Araraquara está estruturada e é referência nacional no combate ao Coronavirus, isso graças ao esforço imenso da Prefeitura, que vem investindo recursos em ações e novas tecnologias, desde o início da pandemia, visando sempre o controle da doença. Mas isso não nos dá o direito de não tomarmos todos os cuidados que nos cabe neste momento.

Por mais que o município esteja organizado, a população não pode relaxar. Os dados da Vigilância Epidemiológica demonstram que, nas últimas semanas, se deu um aumento considerável do número de casos, deixando as autoridades locais em alerta máximo.

Esses dados referentes à doença em Araraquara podem ser acompanhados diariamente nos boletins do Comitê de Contingência, porque a Prefeitura defende a transparência e entende que a informação segura também é uma arma importante contra a Covid-19.

Cabe porém ressaltar que as pessoas que vêm a público colocar em xeque a veracidade dessas informações e a credibilidade dos envolvidos nessa batalha não está cumprindo seu papel de cidadão, não está colaborando. Lutamos contra um vírus perigoso e desconhecido e todos precisam participar desta batalha, com responsabilidade.

A Unesp e a Uniara, parceiras do município no processo de testagem, são instituições sérias. E todos os dados e informações divulgadas são fiscalizados pelas autoridades de saúde do governo estadual, governo federal e também pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.

As pessoas precisam ter responsabilidade quando escrevem nas redes sociais, colocando em dúvida todo o trabalho que vem sendo feito e que está dando resultado. Porque estamos conseguindo salvar vidas, mas, para que possamos seguir em frente, é preciso a união de todos.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara possui hoje, dia 3 de agosto, 1.999 casos confirmados de Covid-19.  Do total de confirmados, 262 permanecem em quarentena e 1.718 já saíram. Aguardam resultado de exames 233 amostras. 

Hoje, 51 pacientes estão internados. Destes, 35 estão em enfermaria – 12 suspeitos e 23 casos confirmados. E 16 pacientes estão internados em UTI – 4 suspeitos e 12 confirmados. Do total de 51 internados, 40 são moradores de Araraquara e 11 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 38% e de leitos de UTI é de 29%.

Foram notificados, até o momento, 19 óbitos decorrentes de Coronavírus e 1 óbito suspeito, que aguarda o resultado do exame.

Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.