Falta de cuidados da população pode endurecer flexibilização











O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda-feira, dia 24 de agosto, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê inicia a semana atenta à evolução do novo Coronavírus na cidade, acompanhando dados sobre o aumento dos casos e sobre a capacidade hospitalar.
Até que se observe melhora no quadro geral, o Comitê mantém todas as deliberações que constam no decreto municipal.

Dessa forma, por hora, continuam suspensas as avaliações de solicitação de atividades coletivas e também de ampliação das medidas de flexibilização nos estabelecimentos comerciais e de serviços que estão em funcionamento.

O momento é crítico e requer prudência e responsabilidade de todos. As análises a respeito da evolução da doença continuam sendo realizadas para nortear as decisões do Comitê. O município se preparou para o enfrentamento do novo Coronavírus, mas precisa da participação da população para que a transmissão da doença diminua e vidas sejam salvas.

Vale lembrar também que, por conta do frio, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social continuam nas ruas, com o trabalho de abordagem social de pessoas em situação de rua intensificado. Essa população é de extrema vulnerabilidade e de alto risco de contaminação pelo novo Coronavírus.

Diante da queda acentuada das temperaturas, as equipes da assistência estão abordando as pessoas em situação de rua e chamando para os serviços de acolhimento. Para os que se recusam, estão sendo distribuídos cobertores e roupas de frio.

O Comitê pede a colaboração da população, para que entre em contato com o SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), caso encontre uma pessoa em situação de rua. As equipes irão até o local para abordar a pessoa e oferecer acolhimento. A Central de Atendimento do SEAS funciona 24 horas por dia, inclusive fins de semana e feriados, pelo telefone (16) 3336-7510.