Novo currículo do ensino médio de São Paulo terá 12 opções de cursos




O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o governo irá implementar, a partir de 2021, o novo currículo do ensino médio com 12 opções de cursos para os alunos da rede estadual.
Segundo Doria, a mudança será feita de forma gradual, a partir da primeira série do ensino médio, e conforme as diretrizes da Lei do Novo Ensino Médio, aprovada em 2017. São Paulo é o primeiro estado brasileiro a aprovar a mudança.
O objetivo do governo estadual é que as mudanças comecem a ser implementadas progressivamente a partir do próximo ano letivo, começando pelo 1º ano do ensino médio. Em 2022, a nova grade será aplicada à segunda série e, em 2023, ao terceiro ano.
"O objetivo é criar uma escola que dialogue com a realidade atual da juventude, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado dinâmico", afirmou o governador durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Estrutura do currículo

O currículo do ensino médio paulista está estruturado em 3.150 horas, distribuídas em um período de três anos. Do montante total da carga horária, 1.800 horas são destinadas à formação básica e o restante, 1.350 horas, é referente aos itinerários formativos. Estes itinerários terão mais do que a carga mínima prevista na legislação.

Na formação geral básica, os estudantes terão os componentes curriculares divididos em áreas de conhecimento como linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física e língua estrangeira); matemática; ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); e ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física).
Na carga horária referente aos itinerários formativos, o estudante precisa escolher uma ou duas áreas de conhecimento da formação geral para aprofundar seus estudos, ou ainda, a formação técnica e profissional para se especializar.
Também farão parte dos itinerários formativos as disciplinas de eletivas (educação financeira, teatro, empreendedorismo), projeto de vida (aulas que ajudam o estudante na gestão do próprio tempo, na organização pessoal, no compromisso com a comunidade) e tecnologia e inovação (mídias digitais, robótica e programação).
Doria anunciou também que a ex-secretária de Educação de Goiás e ex-deputada federal Raquel Teixeira passará a integrar os quadros da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Fonte>R7