PREFEITO DE MATÃO ATACA ARARAQUARA NOVAMENTE.




O prefeito de Matão atacou novamente a cidade de Araraquara. Edinaldo Esquetini, atacou a cidade durante uma live na redes sociais da própria prefeitura.

A crítica foi em relação aos pacientes araraquarenses que estão sendo internados no município de Matão, ele questionou o motivo de pacientes estarem sendo internados em Matão mesmo com leitos disponíveis em Araraquara.

Não satisfeito em suas falas, o prefeito ainda relatou sobre a morte de um idoso de 80 anos que era de Araraquara e faleceu na cidade de Matão, e questionou a situação.



O portal Araraquara24horas recebeu diretamente da Prefeitura Municipal de Araraquara, a resposta dada ao prefeito de Matão, e a explicação de como funciona o SUS.



Como funciona o SUS? Ele é regional e não municipal 

A respeito das falas do prefeito de Matão, Edinardo Esquetini, em live realizada na tarde desta segunda-feira, dia 10, a Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, por meio de sua titular, Eliana Honain, esclarece que as internações são reguladas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), serviço este gerenciado pela Secretaria Estadual de Saúde. É esse sistema quem direciona os pacientes na região e no estado. 

Os leitos SUS são categorizados como regionais e podem receber pacientes das diversas cidades da regional de Araraquara (DRS), e se for necessário, atende pacientes de outras regiões. Portanto, é o governo do estado o responsável pelo direcionamento do paciente para o hospital que ele será assistido. 

É importante acrescentar que a Cross fica situada em São Paulo e é regulada por médicos especialistas. Sempre que um paciente necessita de internação, o seu médico prescreve uma ficha que é colocada no sistema Cross, o qual dá a locação dessa vaga de acordo com o grau de gravidade e o recurso mais próximo da residência do paciente. 

Vale ressaltar que o serviço é regulado dessa maneira tanto para casos de Covid-19 quanto para todas as outras enfermidades. 

Em relação aos leitos destinados à Covid-19, o sistema regula para o Hospital de Campanha Municipal de Araraquara, após a total capacidade instalada dos hospitais estar preenchida, uma vez que o hospital de campanha é um equipamento de apoio, para não deixar faltar leitos para o atendimento. Eles não têm a mesma estrutura de um leito de UTI de um hospital regular. Portanto, toda responsabilidade da transferência de pacientes é da Cross, por meio do governo do estado e não do município. É de responsabilidade de médicos e não dos agentes políticos, tampouco do prefeito. 

Cabe salientar que Araraquara recebe pacientes de toda região, não só para Covid-19, como para todas as patologias. No caso da Covid-19, por exemplo, só hoje, 19 pacientes aqui internados são de outros municípios. Muitas foram as oportunidades que pacientes de Matão necessitaram da estrutura hospitalar de Araraquara, e isso em nada gerou de estranheza, já que é assim que funciona o Sistema Único de Saúde. 

É importante ressaltar que os casos de óbito são notificados pela cidade que o paciente reside, independente do local que ele esteja internado e assim foi feito com o munícipe araraquarense que veio a óbito no domingo. O óbito confirmado foi divulgado pelo Comitê de Contingência do Coronavírus em transmissão ao vivo, em seguida para toda a imprensa, como faz diariamente. 

Mais uma vez, mesmo com discurso sectário e desagregador da cidade de Matão, Araraquara se coloca à disposição da população desta cidade vizinha, bem como todas as demais, entendendo que o enfrentamento ao coronavírus deve ser de todos, de toda a região. 

Minimizar, atacar ou desmerecer todo o trabalho realizado por Araraquara desde março, antes mesmo do primeiro caso confirmado, não ajuda em nada. Ao contrário, apenas desagrega e traz ainda mais confusão à população que já está passando por momentos bastante complicados. 

Acreditamos, ainda, que quando se trata de saúde pública tem que se fugir de toda politização. O que deve nos unir é um único objetivo: salvar vidas.

Eliana Honain, Secretária Municipal de Saúde de Araraquara