Região do Valle Verde terá unidade básica de saúde em breve






Prefeito Edinho fez o anúncio de uma emenda parlamentar da deputada estadual Márcia Lia (PT), de R$ 1 milhão, que será utilizada para o início das obras


A região do Valle Verde terá em breve uma unidade básica de saúde, atendendo demanda eleita como prioritária pela população nas plenárias do Orçamento Participativo. O projeto da obra está em fase de revisão para, depois, ser elaborado o orçamento e encaminhado para licitação.

Nesta terça-feira (11), o prefeito Edinho recebeu a deputada estadual Márcia Lia (PT) e a agradeceu pela emenda parlamentar de R$ 1 milhão que já foi repassada para a Prefeitura e será utilizada na construção da unidade.

“Fizemos uma plenária com muita gente ali no estacionamento da UPA do Valle Verde, no ano passado, e a prioridade escolhida pela população foi a construção da unidade de saúde. O bairro não tem uma unidade que faça o desenvolvimento dos programas preventivos de saúde como todos os demais bairros. A população daquela região hoje é atendida no Adalberto Roxo, no Selmi Dei ou apenas no pronto-atendimento. Muito obrigado à deputada Márcia Lia e a toda a equipe da Prefeitura que elaborou o projeto”, destacou Edinho.

A região do Valle Verde, formada por diversos conjuntos habitacionais, reúne mais de 20 mil moradores e possui apenas uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na área da Saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Eliana Honain, a unidade básica é fundamental para os moradores daquela região. “É uma população em vulnerabilidade social e que precisa muito de uma unidade de saúde, de uma cobertura da atenção básica. Esse é um dos princípios do SUS, o Sistema Único de Saúde: a equidade. Dar mais para quem precisa mais”, declarou Eliana.

A deputada Márcia Lia agradeceu ao prefeito pela oportunidade de colaborar com a população da região do Valle Verde. “Fico muito feliz por contribuir com essa emenda. Para nós, é muito gratificante. Aquela região precisa muito, pois não tem unidade de saúde. Estamos à disposição de Araraquara”, afirmou.

Também acompanharam a agenda as secretárias Amanda Vizoná (Planejamento e Participação Popular), Anna Padilha (Obras e Serviços Públicos) e Jacqueline Barbosa (Assistência e Desenvolvimento Social).

Unidades educacionais
Na Educação, depois de cinco anos da entrega dos conjuntos habitacionais, quatro unidades educacionais (três creches e uma escola) serão inauguradas na região do Valle Verde nesta semana. A primeira, o CER Professora Lourdes Apparecida Carvalho Prada, foi entregue à população também nesta terça-feira (11).

Nesta quarta-feira (12) será inaugurado o CER Professor José Ênio Casalecchi, às 10h. Na quinta-feira (13), a Emef Vereador Edmilson de Nola Sá será entregue à população, também às 10h. E na sexta (14), no mesmo horário, é a vez do CER Prefeito Clodoaldo Medina. Todos os eventos serão simbólicos, sem presença de público, em razão da pandemia da Covid-19, e seguem protocolo aprovado pelo Comitê de Contingência do Coronavírus.