Motoristas de Uber poderão denunciar passageiros sem máscara




A Uber anunciou, nesta quinta-feira (1º), uma nova medida de segurança contra o novo coronavírus que será implementada nos EUA e Canadá até o final do mês e na América Latina em seguida. Passageiros que forem reportados por motoristas por não usarem máscaras vão precisar fazer uma selfie provando que usam o equipamento para poder pedir outra corrida.

O reconhecimento facial para a verificação do uso de máscaras já é usado no aplicativo desde maio, quando os motoristas passaram a ser obrigados a cobrir o rosto para poderem receber pedidos de corrida. Segundo a empresa, mais de 100 milhões de verificações foram feitas para 3,5 milhões de condutores em todo o mundo nesses cinco meses.
"Acreditamos que responsabilidade é uma via de mão dupla. É por isso que estamos ampliando essa tecnologia para os passageiros. Se o motorista nos avisar que o passageiro não estava usando a máscara, o passageiro terá de tirar uma selfie com o rosto coberto antes de poder pedir outra corrida. Com isso, o aviso de um motorista pode garantir a segurança do próximo", disse a empresa em um comunicado.
Na nota, a Uber também explica que o aplicativo irá detectar a máscara na imagem como um objeto e não como informações de biometria, e que a selfie de comprovação não será armazenada.

Outro detalhe é que tanto passageiros quanto motoristas têm o direito a cancelar uma corrida antes dela ser iniciada, sem custos, se o outro estiver sem máscara.