Perder 15 minutos de sono pode engordar, aponta pesquisa

 




O estudo publicado na revista médica JAMA Internal Medicine aponta que dormir 15 minutos a menos tem relação com ganho de peso. Os dados foram coletados através de aplicativos e dispositivos de rastreamento de sono. A pesquisa durou dois anos e envolveu 12.000 pessoas.

De acordo com a publicação da CNN, cochilos foram excluídos da análise, assim como algumas condições de saúde específicas.

Para o veículo de comunicação, o especialista em sono Dr. Raj Dasgupta, diretor associado do programa Sleep Medicine Fellowship da Keck Medicine, da University of Southern California, disse os dispositivos de monitoramento não são aprovados pela FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos.

"Os resultados precisariam ser validados pelos dispositivos aprovados pela FDA, e como o estudo é provavelmente em pessoas mais jovens que estão economicamente mais bem-sucedidas, isso realmente se aplica a pessoas mais velhas com sono ruim?" questiona Dasgupta, que não participou do estudo.

No entanto, o especialista acrescentou que uma grande vantagem na pesquisa é o fato de ter monitorado as pessoas por dois anos. Segundo ele, os resultados corroboraram com pesquisas anteriores e "não foram surpreendentes".

Como conclusão, foi possível perceber que pessoas com IMC (índice de massa corporal) acima de 30 - o que é considerado obeso pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) - só dormiam cerca de 15 minutos a menos, em média, do que aqueles cujos IMC eram mais saudáveis.

Segundo os autores da pesquisa, as descobertas dão mais suporte para a noção de que os padrões de sono estão associados ao controle de peso e da saúde de forma geral.


Fonte:R7.