Vacinação de crianças pode não ser recomendada inicialmente

 



O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) disse nesta quarta-feira (14) que as vacinas contra a covid-19 podem não ser recomendadas inicialmente para crianças quando se tornarem disponíveis.

As crianças, que raramente têm sintomas graves de covid-19, ainda não foram submetidas a nenhum teste de vacina experimental contra coronavírus. O CDC disse que, até agora, testes clínicos iniciais só incluíram adultos não-gestantes, observando que os grupos recomendados podem mudar no futuro à medida que os testes clínicos se ampliarem para recrutar mais pessoas.

A Pfizer disse que recrutará crianças, que são passíveis de transmitir o vírus a grupos de alto risco, de até 12 anos em seu teste amplo de estágio avançado de vacina contra covid-19, e a AstraZeneca disse que um subgrupo de pacientes de um teste grande contará com crianças de cinco a 12 anos.

Ainda não existe uma vacina contra covid-19, mas algumas empresas, como Pfizer e Moderna, estão fazendo testes de estágio avançado de suas vacinas experimentais.

O CDC também disse nesta quarta-feira (14), pelo menos a princípio, qualquer vacina contra coronavírus será usada com uma autorização de uso emergencial da Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) e que pode haver um suprimento limitado de vacinas antes do final de 2020.

Em caso de suprimento limitado, pode ser recomendável que alguns grupos recebam a vacina contra covid-19 primeiro, disse o CDC.


Fonte: MATÉRIA VINCULADA NO PORTAL R7