Cemitérios recebem quase 18 mil visitantes para Finados




Nos três dias de visitação nos cemitérios públicos de Araraquara para manifestações de Finados, cerca de 17.600 pessoas, no total, estiveram no Cemitério São Bento e no Cemitério das Cruzes (dos Britos).

Nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro os dois cemitérios estiveram abertos exclusivamente para visitação, das 6h às 17h30, com regras e protocolos sanitários, incluindo obrigatoriedade do uso de máscaras e distribuição de senhas para evitar aglomerações.

Na segunda-feira (02), Dia de Finados, dia de maior movimento, cerca de 10.200 pessoas prestaram homenagens aos seus entes queridos nos dois cemitérios. O maior movimento de visitantes foi registrado no Cemitério São Bento, por onde 6 mil pessoas passaram. O Cemitério das Cruzes recebeu pouco mais de 4 mil visitantes.

A abertura dos cemitérios públicos e particulares do município para manifestações individuais no feriado foi autorizada pela Resolução nº 14, divulgada no último dia 27 de outubro, elaborada pelo Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, com foco no enfrentamento da doença.

Os órgãos de fiscalização do município, que atuam para garantir o cumprimento do decreto municipal de estado de calamidade pública, estiveram nos dois cemitérios durante o período de visitação, mas nenhuma ocorrência foi registrada.

A resolução também autoriza a abertura dos cemitérios municipais e particulares ao público a partir desta terça-feira (3), observados o uso de máscara e o distanciamento social. Os dois cemitérios municipais funcionam das 7h às 16h30.