Vigilância em Saúde entregará serpentes e escorpiões ao Butantan


 Vigilância em Saúde entregará serpentes e escorpiões ao Butantan

 

Os animais peçonhentos foram capturados nas áreas rural e urbana da cidade

 

O Centro de Controle da Fauna Sinantrópica, órgão da Vigilância em Saúde, entregará ao Instituto Butantan, no próximo dia 24 de novembro, em São Paulo, 17 serpentes (urutus cruzeiros, caiçacas e cascavéis) e 850 escorpiões amarelos (Tityus serrulatos). A viagem será realizada em veículo próprio da Prefeitura de Araraquara, com os devidos cuidados de segurança.

Os animais peçonhentos foram capturados nas áreas rural e urbana da cidade e também foram trazidos ao Centro de Controle por agentes de controle de outros municípios. Nesta quarta-feira (18), inclusive, 44 escorpiões chegaram de Macatuba, na região de Bauru.

“Em uma operação no cemitério de Macatuba capturamos os escorpiões e fomos informados por agentes de Iacanga que Araraquara possui o Centro de Controle. Viemos trazer os escorpiões e também conhecer as instalações”, relatou o coordenador de Controle de Vetores, de Macatuba, Nivaldo Aparecido da Silva.

Araraquara promove campanhas educativas nos assentamentos, sítios e chácaras, ressaltando a importância da coleta e captura de animais peçonhentos para estudo e produção de soros antivenenos. No ano passado, foi realizada a 1ª Semana de Escorpionismo.

“Agora, o trabalho de captura tem sequência e nós levamos os animais peçonhentos ao Butantã para seja feito o soro antiofídico, medicamentos  e outros estudos”, explica o agente operacional, Rodrigo Ilho.

Vale recordar que, em março deste ano, o Centro de Controle levou ao Butantã uma quantia similar de escorpiões amarelos e serpentes, além de aranhas armadeiras e escorpiões pretos.

Localizado no Parque do Pinheirinho, o Centro de Controle da Fauna Sinantrópica funciona das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. O telefone é o (16) 3331-3820.

UPA da Vila

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que o atendimento de acidentes com serpentes e escorpiões é realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, localizada na Avenida José do Patrocínio, 660. Telefones para mais informações (16) 3301-1500 (UPA VX).